Apresentação pública da plataforma de participação e cidadania para crianças +CIDADANIA

criança

A plataforma de participação e cidadania para crianças + Cidadania será apresentada publicamente no dia 5 de Abril, às 10h, na sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

O projeto +Cidadania é a concretização do projeto Kids City para os municípios que integram o Quadrilátero (Barcelos, Braga, Guimarães e V. N. de Famalicão).

Presentemente encontra-se numa fase ‘piloto’ e tem em vista promover a cidadania participativa das crianças e mobilizar a rede social e comunitária. O projeto inclui a Plataforma de conteúdos, partilha e colaboração, dirigida a crianças do 1.º ciclo do ensino básico que também disponibiliza, aos professores e às famílias, recursos digitais, guiões de apoio e atividades experimentais, interativas e pedagógicas para exploração de conhecimentos, atitudes e comportamentos que promovam a consciência social e o respeito pela natureza.

 

Programa (previsto)

10h00 – Boas Vindas – Presidente do Instituto de Educação, Prof. Doutor José Augusto Pacheco e Vice-Reitor da Universidade do Minho Prof. Doutor Rui Vieira de Castro

10h10 – Apresentação sucinta da Plataforma – Dr. Carlos Moreira (LUSOINFO) e Prof. Doutor António José Osório (IE UMinho)

10h20 – Apresentação da Plataforma por uma turma de alunos

10h50 – Encerramento pelo Presidente do Conselho Executivo do Quadrilátero, Exmo. Sr. Dr. Ricardo Rio.

 

Parceiros

QUADRILÁTERO eLUSOINFO

O conceito ‘Kids City’, presentemente a ser testado no projeto +Cidadania foi já apresentado às Comunidades Inter Municipais do Cávado e do Lima e na Área Metropolitana do Porto, perspetivando-se a sua concretização a mais larga escala. No contexto desta parceria entre o Instituto de Educação da UMinho e a LUSOINFO, aberta à participação de outros intervenientes, foram recentemente entregues duas outras candidaturas:

PESIA – candidatura, em 15 de março de 2016, ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) – Projetos em Co Promoção do projeto PESIA – Plataforma Educativa Social, Inteligente e Adaptativa;

Kids City internacional – candidatura, em 31 de março de 2016, ao programa Erasmus+ KA2 do projeto KIDS CITY – Learning Platform for Inclusion, Participation and Citizenshi.

Advertisement

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s