Bridging Book: Projecto Tocar, ler e brincar

O Bridging Book é um  projeto que funde o livro eletrónico com o livro físico criado pelo Laboratório engageLab da Universidade do Minho. Trata-se de um projeto apoiado pelo COMPETE e pela FCT no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), tendo a participação de duas investigadoras do CIEC, nomeadamente, Ana Lúcia Pinto e Eduarda Coquet.

A investigação foi selecionada para ser exibida na maior conferência internacional na área da interação Homem-computador, a CHI 2013,  em Paris. Em junho o projeto será apresentado em Nova Iorque, na conferência IDC 2013 (Interaction Design and Children).

Os trabalhos desta investigação seguem avançados e despertaram intenso interesse nos media, sendo a reportagem da TVI acima apenas uma das muitas referências que foram feitas ao Bridging Book.

Para conhecer estes e outros projetos do CIEC, visite o nosso site institucional e faça clique na opção “Projetos”.

investiagdoras

Ana Lúcia Pinto e Eduarda Coquet
Investigadoras do CIEC envolvidas no Projeto Bridging Book: Tocar Ler Brincar

Contexto 

A imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidas atrás de um virar de página. Um bom livro tem a imensa capacidade de estimular a curiosidade infantil, alimentar a sua imaginação e promover a sua criatividade. Desde tenra idade as crianças, se acompanhadas, crescem para os prazeres da leitura, o que lhes proporciona uma base consistente para a sua educação. Existem, no entanto, outras atividades que são mais imediatas e gratificantes a curto prazo, nomeadamente, a televisão, a internet e os jogos de computador. Os livros tendem a perder terreno quando comparados com os meios anteriores, no que diz respeito à atenção da criança. Este projeto visa dar ao livro argumentos que se possam igualar aos dos jogos, sem alterar a sua essência.

Nos últimos anos, os livros comerciais dedicados ao público infantil têm crescido em interatividade. O transporte de centenas de livros num dispositivo que cabe num espaço físico diminuto; a desmaterialização de interfaces físicos; e a facilidade de acesso e troca de informação em contextos informais, através de redes sem fios, são realidades da experiência humana contemporânea.

Projeto

O laboratório engageLab da Universidade do Minho criou um projeto inovador que funde o livro eletrónico com o livro físico, chamado Bridging Book. Trata-se de um livro híbrido, dirigido a crianças entre os 6 e 8 anos.

O sistema foi desenhado para permitir que um livro colocado junto a um dispositivo tablet ou smartphone despolete conteúdos sincronizados com o folhear das páginas do livro, através de uma aplicação desenvolvida para o efeito. Desta forma, torna-se possível oferecer conteúdos dinâmicos e interativos que estendem o carácter estático da página do livro em papel. Ou seja, gera-se o interesse em simultâneo pelo ebook e pelo livro físico. O livro não necessita de ligação física ao dispositivo nem de algum tipo de eletrónica, sendo por isso uma solução acessível em termos de produção.

Como funciona

O objetivo principal do Bridging Book é de fato o desenvolvimento abrangente do conceito de livro aumentado que permita uma experiência mais envolvente através da exploração do seu potencial narrativo e lúdico.

Este livro híbrido é constituído por páginas de papel físicas e um tablet. Manuseia-se como um livro tradicional, onde as páginas com sensores incorporados permitem a interação da criança com as personagens e textos que são destacáveis das páginas. Os personagens interagem com outros personagens, em determinadas áreas do livro, havendo um papel pré-definido que pode ser alterado pelas crianças, permitindo criar múltiplas variações sobre a narrativa inicial.

As ações que se realizam com as figuras refletem-se sobre a animação e a interação que terá lugar no tablet ao qual o livro está conectado. O hardware é constituído por um sistema eletrónico que conecta as páginas do livro ao tablet e por um software que comunica os valores dos sensores das páginas físicas ao tablet, permitindo visualizar a animação que a criança realiza ao manusear os livros e ao brincar com os personagens.

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s