Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular

Realizaram-se no dia 04 de novembro de 2021, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Ana-Neré Almeida Rezende de Moura, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria de Lurdes Dias de Carvalho. O júri foi presidido pelo Doutor Licínio Carlos Viana Silva Lima, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria Palmira Carlos Alves, da Universidade do Minho; Doutor Carlos Manuel Folgado Barreira, da Universidade de Coimbra; Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva, da Universidade do Minho; Doutora Ana Maria Mouraz Lopes, da Universidade Aberta. Justificou a sua ausência a Doutora Maria de Lurdes Dias de Carvalho, da Universidade do Minho. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Bom com Distinção”.

Título da tese: “Currículo e cultura de projetos: uma investigação na prática cotidiana do professor”

Resumo: Este trabalho investigativo – voltado para o campo dos estudos curriculares e de formação contínua dos professores – envolve, especificamente, o trabalho dos professores do Ensino Fundamental I, no campo dos Projetos de aprendizagem/trabalho. Está inserido no âmbito de um estudo qualitativo, possui uma abordagem metodológica pautada pela investigação-ação e cumpre todo o ciclo investigativo, inerente a esta categoria de pesquisa. Epistemologicamente, este estudo é concebido como investigação participativa, colaborativa, crítica e interpretativa. Desempenha um papel importante, voltado à formação continua e reflexiva das professoras participantes. A interpelação aos processos metodológicos e epistemológicos abordados, é percebida como recursos holísticos de inovação pedagógica, amparados nos saberes e conhecimentos, oriundos do campo das Ciências da Educação, que englobam, especificamente, conceções conceituais de currículo, cultura e Pedagogia de Projetos, comunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. Partindo destes conceitos referenciais e das dificuldades enfrentadas pelas professoras, no âmbito do desenvolvimento dos Projetos, em suas salas de aula, o foco da nossa investigação foi entender o que as professoras realizam sobre os Projetos de trabalho/aprendizagem, que desenvolviam com seus alunos, para ajudá-las a melhorá-los. Para tanto, foi elaborado um plano inicial investigativo, examinando suas conceções teóricas e metodológicas, priorizando a realidade do contexto da instituição educativa, representada pelos saberes e desejos de aprendizagem da comunidade escolar. Por aproximadamente um ano, o plano foi desenvolvido junto ao grupo de professoras, em formato de pesquisa-ação, com caráter de formação-reflexão-ação, em um processo dinâmico e colaborativo envolvendo investigadora e comunidade escolar. Assim, este estudo proporcionou contribuições importantes para o desenvolvimento intelectual da investigadora e das professoras, ativou a cooperação entre os membros participantes, motivou a aprendizagem dos alunos e, ainda, avançou na perspetiva de práticas pedagógicas inovadoras e globalizantes.

Palavras-chave: Cultura de Projetos. Currículo. Formação, Reflexão e Ação. Pedagogia de Projetos de Aprendizagem.

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