Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Literatura para a Infância

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Foto, cedida pela doutoranda, ao centro, e o júri, no topo.

Realizaram-se no dia 22 de maio de 2020, pelas 14h30, excecionalmente por videoconferência, diante do atual contexto sanitário, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Literatura para a Infância, requeridas por Diana Maria Ferreira Martins, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Sara Raquel Duarte Reis da Silva. O júri foi presidido pela Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira Pereira, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Fernando José Fraga de Azevedo, da Universidade do Minho; Doutora Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, da Universidade do Minho; Doutora Ana Margarida Corujo Ferreira Lima Ramos, da Universidade de Aveiro; Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, da Universidade do Minho; Doutora Blanca-Ana Roig Rechou da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.

Título da tese: “O lugar do livro-brinquedo na infância: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios”

Resumo da tese: Este estudo, de caráter monográfico-panorâmico (Eco, 1995: 38), inscrito no âmbito dos Estudos Literários, tem por objetivo apresentar uma reflexão histórico-conceptual sobre os livros-brinquedo vindos a lume no ano de 2014 (data de início da presente investigação). Mais concretamente, esta investigação visa clarificar o conceito de livro-brinquedo, apreendendo alguns dos traços e/ou dos aspetos ideotemáticos e dos recursos estéticos/gráficos que singularizam estes objetos. Por via de um conspecto teórico-crítico do conceito e da caraterização do livro-brinquedo, esta dissertação centra-se na análise técnico-compositiva do corpus, cronologicamente definido e circunscrito, na tentativa de perquirir alguns dos traços e/ou dos recursos formais, retórico-estilísticos e ideotemáticos que distinguem o livro-brinquedo, tentando tornar evidente o papel crucial destes volumes no que à sedução dos seus leitores diz respeito. Pensamos, deste modo, contribuir não apenas para o alargamento da atenção crítica e da reflexão em torno da literatura de destinatário preferencial infantil, mas também para a formação de mediadores adultos, como professores e educadores, investigadores, bibliotecários, livreiros ou editores, que se dedicam à promoção da leitura. É, ainda, nosso objetivo ampliar e completar a historiografia da literatura portuguesa para a infância.

PALAVRAS-CHAVE: literatura para a infância; livro-objeto; livro- brinquedo; literacia emergente

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