
Realizaram-se no dia 17 de março , às 14h30, as Provas de Doutoramento no ramo de conhecimento de Estudos da Criança, na especialidade de Educação Física e Saúde Infantil, requeridas pela Mestre Inês Maria Pimenta da Silva Martins, tendo como orientadoras a investigadora do CIEC Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho da Universidade do Minho e a Doutora Cristiane Lima Nunes.
O júri foi presidido pela Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira da Universidade do Minho, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho da Universidade do Minho (orientadora); Doutor José Alberto Gomes Precioso da Universidade do Minho; Doutora Zélia Ferreira Caçador Anastácio da Universidade do Minho; Doutora Ana Catarina Baptista de Jesus Correia da Universidade do Algarve; Doutor Pedro Lemos Menezes, Professor Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil.
No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.
Título da Tese: “Avaliação de Competências Auditivas em Crianças de Idade Escolar e o seu Impacto na Aprendizagem”
Resumo: A audição assume um papel preponderante no desenvolvimento cognitivo-linguístico da criança. Através deste sentido é possível captar informações acústicas que, após serem processadas, permitem a compreensão e a atribuição de significado à informação sonora, o que é imprescindível para uma comunicação efetiva. À medida que o desenvolvimento ocorre e com a entrada da criança para o 1º ciclo, as competências auditivas e cognitivo-linguísticas vão sendo cada vez mais importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Desta forma, é extremamente importante a avaliação destas competências, assim como a investigação da sua relação, para que possam ser identificadas possíveis dificuldades na aprendizagem, o mais precocemente possível. Para a avaliação das competências auditivas e cognitivo-linguísticas são necessários instrumentos específicos e devidamente formulados/adaptados para o português europeu. Na presente investigação utilizaram-se os seguintes testes/protocolos de recolha de dados: Rastreio do Processamento Auditivo (RPA), Protocolo de Análise Informal de Competências Auditivas (PAICA), “Auditory Processing Domains Questionnaire” (APDQ) e o Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL). Os primeiros (RPA e PAICA) já se encontravam em português europeu e prontos a serem utilizados. O APDQ foi traduzido do original em inglês para o português europeu, e o PAHCL, em português do Brasil, foi adaptado para o português europeu. Os instrumentos foram aplicados a uma amostra de 205 crianças, das quais 48 foram excluídas por não reunirem critérios de inclusão. A amostra final passou, assim, a ser constituída por 157 crianças, 79 do sexo feminino e 78 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, do 1º ao 5º ano de escolaridade. Os dados obtidos foram tratados com recurso ao programa estatístico IBM SPSS versão 26, tendo-se calculado as correlações pelo método de Spearman para níveis de significância de 5% e 1%. Foram encontradas diversas correlações entre as tarefas do PAICA e as tarefas do PACCL. Verificou-se que três das tarefas do PAICA: ((i) Discriminação dos Aspetos Temporais – Duração dos Sons; (ii) Memória Auditiva Sequencial Verbal; e (iii) Separação Binaural – Palavras) se correlacionavam, em geral, com as tarefas do PACCL – versão coletiva e individual. No seu todo, estes resultados mostraram que as competências auditivas que envolvem o processamento temporal, o processamento binaural e a memória sequencial verbal se encontravam correlacionadas com a aprendizagem. Além disso, estes resultados vão ao encontro da informação descrita na literatura, na qual vários autores salientam a importância destas competências no processo de aprendizagem. Assim, através da avaliação das competências auditivas é possível sinalizar crianças em risco para possíveis problemas na aprendizagem e/ou Perturbação do Processamento Auditivo Central, que devem ser encaminhadas para avaliação formal/intervenção com especialistas da área, contribuindo assim para a redução do impacto no insucesso escolar.
Palavras-chave: Avaliação, Competências Auditivas, Competências Cognitivo-linguísticas, dificuldades de aprendizagem, idade escolar.