Realizaram-se no dia 17 de janeiro de 2023, às 14h, as Provas de Doutoramento no ramo de conhecimento de Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Lilian Cristina de Souza, tendo como orientadoras a investigadora do CIEC Natália Fernandes da Universidade do Minho e Ângela Maria Scalabrin Coutinho da Universidade Federal do Paraná, Brasil.
O júri foi presidido pela Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho da Universidade do Minho, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Manuel José Jacinto Sarmento Pereira da Universidade do Minho; Doutora Natália Fernandes da Universidade do Minho; Doutora Maria José Manso Casa Nova da Universidade do Minho; Doutora Sandra Susana Pires Silva Palhares da Universidade do Minho; Doutora Luciana Esmeralda Ostetto da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e Doutor Tiago Madalozzo da Universidade Estadual do Paraná, Brasil.
No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.
Título da Tese: “Bebês como agentes de cultura: a fruibilidade artístico-cultural no contexto da creche”
Resumo: As reflexões apresentadas no estudo desenvolvido abordam os temas da arte e da cultura, no contexto da creche a partir de um diálogo interdisciplinar entre a Pedagogia e a Sociologia da Infância. O objetivo da investigação consiste em conhecer as experiências artístico-culturais e estéticas para e com os bebês nos espaços da creche, refletindo sobre as proposições pedagógicas, com foco nas experiências artísticoculturais e estéticas presentes, como são apresentadas e fruídas pelos bebês na instituição. Os sujeitos da investigação foram 42 bebês menores de 2 anos de idade, cujas vivências foram acompanhadas, envolvendo suas relações com as professoras, outras crianças e com os artefatos culturais disponibilizados. No sentido de buscar indicativos de respostas para tal objetivo, foi desenvolvido o estudo a partir de uma pesquisa de cunho etnográfico, em uma creche no município Blumenau – Santa Catarina. Na recolha de dados foi utilizada a observação participante como técnica para as primeiras proximidades e para investigar os bebês. Os instrumentos adotados foram o diário de campo, o celular para uso da captação de imagens e curtos registros fílmicos, sendo ambos os principais geradores dos dados analisados. A partir de uma aproximação bastante profícua no campo teórico interdisciplinar, analisa-se uma relevante quantidade de dados construídos, que originaram quatro categorias: Arte e Natureza: Linguagens Genuínas; Tempo e Ritmo: Regulação da Autonomia; Sons e Tons: Alinhavos de Gostos Espaço e Ambiente: Arranjos de Sensações. Cada uma destas categorias é nomeada e analisada tanto em termos de práticas quanto de representações. As considerações finais demonstram que as proposições pedagógicas que primam pela fruibilidade artístico-cultural vivenciadas na creche, revelam que a experiência estética acontece para o bebê de maneira desinteressada, quer dizer, na relação mediada pela subjetividade, e não de imposição e controle, bem como, abertura inesgotável de possibilidade para sentir o que esta experiência repetidamente provoca no bebê. Desde que, assegurados caminhos, tempos e modos peculiares de recepção, percepção e apreciação para a fruição. E por fim, cabe pensar a partir das categorias analisadas que os bebês não são sujeitos apenas contemplativos diante da cultura e da arte, mas com desvelo criativo e com sensibilidade exibida pelo corpo, compreendem, vivem e fruem o mundo.
Palavras-chave: bebê; creche; experiências, fruição; arte, sensível; ação social.