Realizaram-se no dia 09 de dezembro de 2022, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Matemática, requeridas pela Mestre Sara Cristina Magalhães Gomes Ribeiro, tendo como orientadores o investigador do CIEC Pedro Manuel Baptista Palhares e María Jesús Salinas Portugal. O júri foi presidido pela Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, da Universidade do Minho; Doutora Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro; Doutor Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra; Doutora Maria Alexandra Oliveira Gomes, da Universidade do Minho; Doutora Maria Helena Silva Sousa Martinho, da Universidade do Minho; Doutor Pablo González Sequeiros, da Universidade de Santiago de Compostela. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.
Título da tese: “Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: Construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas”
Resumo da tese: O presente trabalho de investigação centra-se no desenvolvimento de um estudo etnomatemático sobre danças folclóricas, e no seu aproveitamento para o ensino da matemática, através da construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas, acompanhadas por recomendações pedagógicas, que visam a sua futura aplicação generalizada. Os objetivos desta investigação são, por um lado, analisar e compreender aspetos matemáticos inerentes a três elementos que constituem danças folclóricas do Norte de Portugal e da Galiza – a coreografia, a música, e os acessórios (Ribas, 1983) -, e por outro lado, construir tarefas matemáticas relacionadas com o estudo etnomatemático realizado sobre as danças. Considerando os objetivos expostos, as questões de investigação que norteiam este estudo são: (I) Que formas e transformações geométricas estão presentes na coreografia de danças folclóricas do Norte de Portugal e da Galiza?; (II) Que padrões repetitivos caracterizam a estrutura de músicas que acompanham danças folclóricas do Norte de Portugal e da Galiza?; (III) Que padrões geométricos estão presentes nos trajes usados por grupos folclóricos do Norte de Portugal e da Galiza?; (IV) Que semelhanças e diferenças existem entre danças folclóricas do Norte de Portugal e da Galiza no que refere aos elementos da dança estudados?; (V) Que tarefas matemáticas é possível construir tendo por base os aspetos matemáticos identificados nos elementos das danças folclóricas estudados?; e (VI) Que recomendações pedagógicas devem acompanhar as tarefas matemáticas construídas? Constituem objeto de estudo etnomatemático, ao nível da coreografia, da música, e dos acessórios, danças características de dois grupos folclóricos: um do Norte de Portugal e outro da Galiza. Por se pretender o estudo de um elemento fundamental da cultura de dois grupos folclóricos – as danças -, a estratégia de investigação usada no primeiro objetivo do estudo aproxima-se da etnografia. A identificação de aspetos matemáticos presentes nas danças funda a base para a construção de tarefas matemáticas, a implementar em sala de aula. Ao nível deste segundo objetivo, a estratégia de investigação utilizada é o design-based research. Do desenvolvimento deste trabalho de investigação resultou, para além da descoberta de diversos aspetos matemáticos na coreografia, na música e nos acessórias de danças folclóricas, conjuntos de tarefas matemáticas destinadas ao 6.º, 7.º, e 8.º anos de escolaridade, relacionadas com os elementos da dança estudados. A aplicação dessas tarefas em sala de aula fundamenta a elaboração de recomendações pedagógicas, que poderão constituir um importante suporte para a aplicação das tarefas noutros contextos de ensino.
Palavras-chave: Danças Folclóricas; Educação Matemática; Etnomatemática; Tarefas Matemáticas