Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação

Realizaram-se ontem, dia 14 de novembro,  às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, requeridas pelo Mestre Laura Patrícia de Sousa Monteiro Magalhães, tendo como orientadoras a investigadora do CIEC Ana Maria Tomás de Almeida e a Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva. O júri foi presidido pela Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Pedro Fernando Santos Silva da Cunha, da Universidade Fernando Pessoa, Porto; Doutora Maria Cristina de Oliveira Salgado Nunes, da Universidade do Algarve; Doutora Ana Maria Tomás de Almeida, da Universidade do Minho; Doutora Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, da Universidade do Minho; Doutora Isabel Maria Torre Carvalho Viana, da Universidade do Minho; Doutora Lília Lêda Chaves Cavalcante, da Universidade Federal do Pará, Brasil. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.

Título da tese: “Práticas e contributos da mediação sociofamiliar nas equipas multidisciplinares dos centros de acolhimento de crianças e jovens”

Resumo da tese: A maior parte das situações de acolhimento residencial acontece devido a dificuldades das famílias para resolverem adequadamente os problemas que ocorrem nos seus contextos familiares e que visam diretamente as crianças ou jovens que estão referenciadas no sistema de promoção e proteção. Estas situações têm subjacente uma vulnerabilidade ou falta de capacidade da própria família em saber como fazer para os solucionar. A mediação sociofamiliar, em contexto de acolhimento residencial, é um procedimento que procura o empoderamento da família vulnerável, o fortalecimento dos laços familiares e a sua participação na construção de alternativas viáveis, responsáveis e duradouras com vista à reunificação familiar. É um meio facilitador da comunicação entre os elementos da família e os seus sistemas sociais e de proteção. Foi nosso objetivo investigar o seu contributo nas equipas multidisciplinares das casas de acolhimento para a mudança positiva das conceções e interações com as famílias. Através de uma amostragem não probabilística, mas garantindo a diversificação contextual e a sua representatividade, desenvolvemos dois estudos junto de 12 casas de acolhimento residencial, situadas num distrito, do norte de Portugal. Da nossa amostra fez parte um total de 64 profissionais que pertenciam na sua maioria às equipas técnicas das diferentes casas. Este é um projeto de investigação participativa de desenho misto com recurso a avaliações qualitativas e quantitativas. Os resultados permitem considerar a mediação como um recurso complementar positivo na promoção da interação e comunicação entre os diferentes intervenientes – profissionais, famílias e crianças. Contudo, uma vez que a proteção da criança e o empoderamento da sua família podem assumir posições antagónicas nas práticas profissionais, há necessidade de desenvolver programas, junto dos profissionais, que visem a cooperação com as famílias. Por outro lado, é ainda percetível a necessidade de rever a formação contínua que é oferecida, bem como, inovar nas práticas profissionais, com vista a desenvolver modelos de prevenção dos efeitos iatrogénicos da medida de acolhimento residencial e na qualidade de vida destas crianças e suas famílias.

Palavras-chave: acolhimento residencial, mediação, práticas profissionais.

Advertisement

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s