FCT atribui bolsas de doutoramento a 5 alunas orientadas por investigadores do CIEC

Na última edição do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT de 2022 foram atribuídas 5 bolsas de doutoramento a alunas orientadas por investigadores do CIEC. Aqui fica uma breve descrição dos projetos aprovados:

Ana Gonçalves

O projeto de investigação “Livro-álbum: proposta de critérios de seleção” aborda uma temática de interesse para a Educação de Infância que abraça as áreas da literatura para a infância e da educação artística. O trabalho resulta de uma investigação já iniciada no Mestrado em Educação Artística com crianças da educação pré-escolar, mas que se configura atualmente num quadro mais amplo, do qual emerge a questão do crescente desinteresse que as crianças da geração “alpha” (nativos digitais) demonstram na hora do conto em grande grupo no contexto escolar. O estudo pretende escutar a voz das crianças da geração “alpha”, detentoras de características diferenciadoras das crianças das gerações anteriores, onde os livros em papel significavam tempo e exploração.

Orientadoras: Sara Reis da Silva e Sandra Palhares (CIEC)

Joana Cunha

O estudo “O Método Montessori: Desenvolvimento de um Programa de Formação em Contexto” situa-se no campo da formação de professores, colocando a formação em contexto e o método Montessori como eixos estruturantes de uma investigação, articulando conceitos como desenvolvimento profissional, formação em contexto e transformação pedagógica. Trata-se de um estudo de caso centrado no desenvolvimento de um programa no âmbito do método Montessori, pretendendo investigar o desenvolvimento, implementação e efeitos de uma formação em contexto na aprendizagem de educadores e auxiliares e, ainda, observar e compreender as dimensões centrais da ação profissional na Pedagogia Montessori para a transformação das práticas, convocando-se os seus valores, saberes e princípios para sustentar a práxis pedagógica.

Orientadora: Maria Cristina Cristo Parente (CIEC)

Raquel Pereira

O projeto “Articulação entre educação literária, linguística e matemática através da poesia, em educação pré-escolar” procura caracterizar, compreender e transpor para a praxis saberes sobre a articulação entre poesia e matemática que fomentem o gosto por ambas as áreas e contribuam para o desenvolvimento de competências linguísticas, literárias e matemáticas na educação pré-escolar (EPE).  Particularmente em Portugal, a investigação sobre a articulação entre poesia e matemática é escassa. Assim, este estudo pauta-se pela pertinência e novidade. Contribuirá para a construção de conhecimento em torno de uma abordagem articulada aos referidos domínios epistemológicos em EPE e para a sensibilização dos educadores para a relevância da articulação curricular.  O estudo empírico irá implicar a participação de dois grupos de crianças em contexto de EPE, pertencentes a níveis etários distintos, procurando assegurar-se a sua abrangência.

Orientadores: Pedro Palhares e Fernando Azevedo (CIEC)

Sara Sarroeira

O projeto intitulado “Bem-estar, Brincar e Relaxar: Estudo dos Efeitos de uma Intervenção em Contexto Escolar”, desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Física e Saúde Infantil, pretende, sustentado pelo referencial teórico do Bem-estar Infantil, do Brincar e da Relaxação para Crianças, avaliar os efeitos de uma Intervenção Lúdica baseada em métodos de Relaxação, no bem-estar de crianças em idade pré-escolar e no 1º ciclo de escolaridade; reforçar o contributo do brincar e dos métodos de relaxação na promoção do bem-estar das crianças e disponibilizar um programa lúdico de intervenção em relaxação em meio escolar, bem como medidas facilitadoras para a sua implementação, contribuindo, assim, para uma escola promotora de saúde.

Orientadores: Maria Beatriz Oliveira Pereira (CIEC) e Eugénio Rodriguez Fernandez (Universidade de Santiago de Compostela)

Soraia Saramago

Saramago “Comorbilidades, fatores de risco e perfis linguísticos e cognitivos das dificuldades de leitura de alunos no 2.º e 4.º anos de escolaridade: Um estudo com rastreamento ocular” é o título do projeto que pretende compreender as comorbilidades, fatores de risco e perfis linguísticos e cognitivos das dificuldades de leitura de alunos do 2º e 4º anos de escolaridade, com recurso a técnicas de rastreamento ocular.

Orientadoras: Joana Rato (Universidade Católica Portuguesa), Ana Paula Vale (CIEC, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

Advertisement

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s