Realizaram-se no dia 22 de setembro, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Cláudia Manuela da Silva Pinheiro, tendo como orientadoras a investigadora do CIEC Maria Assunção Flores Fernandes e Joanna Madalińska-Michalak. O júri foi presidido pelo Doutor Licínio Carlos Viana da Silva Lima, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor José Augusto de Brito Pacheco, da Universidade do Minho; Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, da Universidade do Minho; Doutor Carlos Manuel Folgado Barreira, da Universidade de Coimbra; Doutora Maria Palmira Carlos Alves, da Universidade do Minho; Doutora Stavroula Kaldi, da University of Thessaly, Grécia. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lho a menção de “Muito Bom”.
Título da tese: “The use of alternative methods of assessment in higher education: a study of university teachers and students”
Resumo da tese: A avaliação no ensino superior é o mote desta investigação centrando-se especificamente nos métodos e práticas de avaliação e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação passou por mudanças ao longo do tempo, devido a diferentes fatores e influências, tal como o Processo de Bolonha. O presente estudo visa contribuir para o crescente campo de pesquisa sobre avaliação no ensino superior. Relaciona-se também com discursos a nível europeu para gerar novos insights sobre os métodos e práticas de avaliação na formação de professores e curso de enfermagem. O estudo foi realizado em cinco universidades públicas portuguesas e quatro universidades públicas polacas, com o objetivo de conhecer as perceções de alunos, professores e coordenadores de curso sobre métodos e práticas de avaliação, bem como os desafios enfrentados no ensino superior. A investigação baseia-se numa abordagem mista, incluindo métodos qualitativos e quantitativos. Foi utilizada uma diversidade de técnicas e procedimentos de recolha de dados. Esta pesquisa compreende cinco estudos. No sub-estudo 1, os participantes foram 355 de Portugal e 434 da Polónia, centrando-se nas visões de avaliação dos alunos futuros professores. O principal resultado mostra que a amostra portuguesa associa a avaliação a uma finalidade formativa muito mais do que a amostra polaca. Diferentes métodos de avaliação são usados nos dois países em termos de ciclo de estudos. Em Portugal, a ênfase é colocada na utilização do portefólio no curso de mestrado. O sub-estudo 2 incidiu sobre os pontos de vista dos coordenadores do programa de formação de professores (Portugal=6; Polónia=8). Foi possível concluir que os coordenadores portugueses têm uma visão mais positiva acerca da aprendizagem dos alunos, dos resultados académicos e dos métodos de avaliação utilizados do que os polacos. O sub-estudo 3 aborda a visão dos professores universitários sobre a profissão e a avaliação no ensino superior. Participaram 15 professores universitários. Os resultados mostram que ser professor universitário é cada vez mais desafiador devido ao aumento da carga de trabalho e exigências burocráticas, bem como às mudanças nas práticas de avaliação. O sub-estudo 4 concentra-se nas visões dos alunos sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação no ensino superior. Os principais resultados apontam para práticas de ensino centradas no professor à luz de um paradigma de instrução direta. No total, 35 alunos participaram do sub-estudo 4. O sub-estudo 5 aborda as opiniões e experiências de avaliação dos alunos durante a pandemia de COVID-19. Os principais resultados destacam o aumento do feedback, mas os alunos apontam para a má gestão do processo de ensino e aprendizagem (devido à realidade online dos alunos), dificuldades de acesso à internet, aumento da carga de trabalho, cansaço e ansiedade (por estarem permanentemente isolados em suas casas). Neste sub-estudo participaram 74 alunos. Os três últimos sub-estudos decorreram numa universidade pública portuguesa. As implicações dos resultados são discutidas, bem como questões que merecem mais pesquisas no campo da avaliação no ensino superior.
Palavras-chave: Avaliação; Ensino Superior; Formação Inicial de Professores; Professores, Estudantes