Investigadores do CIEC participam no projeto europeu “SMOOTH”

O SMOOTH “Bens Comuns em Educação e Inclusão Social Ativa” é um projeto financiado pelo Horizonte 2020, liderado pela Universidade de Tessalónica (Grécia), com a participação de um consórcio de universidades e organizações europeias de Espanha, Itália, Suécia, Bélgica, Alemanha e Estónia.

Através de uma abordagem transversal e interdisciplinar sobre o papel da Educação enquanto bem comum, o projeto Smooth tem como objetivo desenvolver ferramentas inovadoras e eficientes, que para terem impacto na redução das desigualdades e na promoção de uma inclusão social ativa, deverão ser orientadas por princípios de ação fundados na participação ativa das crianças, jovens e adultos. 

O projeto decorre entre 2021 e 2024, envolvendo a participação de cerca de 50 instituições educativas (educação formal e não formal). Nestes contextos serão desenvolvidos projetos de investigação-ação, com os objetivos de compreender, desenvolver e acelerar o potencial impacto da Educação na redução das desigualdades e a promoção da inclusão social ativa de crianças e jovens em risco na Europa.

A equipa da UMinho é composta por seis investigadores e uma bolseira de investigação de pós-doutoramento, entre eles, os investigadores do CIEC Natália Fernandes, Teresa Sarmento, Marlene Barra, Manuel Sarmento e Joana Casanova.

Equipas da UMinho e da NOVA dinamizam formação “Direitos da Criança”

Os parceiros do projeto têm vindo a realizar um ciclo de formação, tendo sido realizado no dia 30 de janeiro a formação “Direitos da Criança”, dinamizada pela Prof. Natália Fernandes, da Universidade do Minho e Prof. Catarina Tomás, do CICS.NOVA de Lisboa. Anteriormente, ocorreram formações sobre outros temas do projeto: “Educação enquanto bem comum”, “A Educação enquanto bem comum e a resolução de conflitos”, “Governança e aprendizagem por pares”, “Pedagogia da Escuta”, “Documentação pedagógica” e “Trabalho por projeto”.

Equipa da UMinho visita contexto de intervenção

A Equipa do IE-UMinho, em parceria com a Porta 7 desenvolverá dois projetos em contextos diferentes, tendo sempre como princípio orientador a participação ativa das crianças, as quais irão envolver-se em processos participativos e colaborativos com professores, técnicos e investigadores, em temas relevantes para elas e para os contextos em que vivem, com o fim de desenvolverem competências e ferramentas de enfrentamento de situações de risco e exclusão.


Advertisement

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s