Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular

Realizaram-se ontem, dia 22 de julho , às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Ivanilda Maria e Silva Bastos, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria Palmira Carlos Alves. O júri foi presidido pelo Doutor Licínio Carlos Viana Silva Lima, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Carlos Manuel Folgado Barreira, da Universidade de Coimbra; Doutora Maria Palmira Carlos Alves, da Universidade do Minho; Doutora Maria de Lurdes Dias de Carvalho, da Universidade do Minho; Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, da Universidade do Minho; Doutor Eusébio André da Costa Machado, da Universidade Portucalense. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Bom com Distinção”.

Título da tese: “Formação na graduação em Pedagogia: avaliar a conexão entre a estrutura curricular e as competências exigidas para a prática pedagógica”

Resumo da tese: A (in)adequação existente entre os conteúdos estudados no âmbito acadêmico e as atividades práticas da vida profissional constituem preocupação constante das universidades, especialmente em uma época de rápidas transformações ocorridas em função da globalização dos mercados e da informatização de todas as esferas da vida económica e social. Com base nesse contexto, o presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória de fontes primárias, sobre dados oficiais e secundários e sobre a produção de autores que discutem o tema na área da Educação. A problemática do estudo é: como ultrapassar o gap existente entre os conhecimentos teóricos adquiridos na formação académica dos cursos de Pedagogia e aqueles necessários à vivência da prática profissional? A metodologia utilizada foi qualitativa, realizando dezasseis entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram audiogravadas com devida solicitação e salvaguarda de anonimato. O objetivo de apresentar o curso de Pedagogia nos modelos de formação e os seus aspetos curriculares dentro da Educação brasileira. A recolha de dados foi realizada em 2016, a professores e alunos caloiros e finalistas no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade em estudo. A pesquisa colheu opiniões sobre as vantagens, defeitos do curso e de como se pode melhorar a qualidade do ensino para atingir os objetivos esperados. Como conclusões mais pertinentes, comprovam-se a existência de: a) distanciamento entre a realidade aprendida no curso de Pedagogia e as práticas docentes; b) evidência da necessidade de revisão curricular para melhor desempenho docente; c) a necessidade docente de trabalhar metodologias para motivar o aluno; d) formas de avaliação mais abrangentes; e e) necessidade de mais atividade prática. O curso de Pedagogia, na ótica curricular e metodológica, mobiliza os saberes pedagógicos de setores específicos de modo que, na convergência entre a experiência dos docentes e dos discentes, se possa fortalecer a formação teórico-prática. Também em termos de desenvolvimento de trabalho futuro, parece crucial prosseguir com a tarefa de analisar outras realidades universitárias, abarcando outras áreas do saber, tendo em vista as mesmas perguntas de partida deste estudo, poder-se-á ajudar os docentes e, porventura, outros decisores interessados, na tomada de decisões, com base em informações mais rigorosas.

Palavras-Chave: avaliação escolar, formação de professores, pedagogia, prática docente, teoria e prática escolar

Advertisement

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s