O projeto GAMELET, liderado por Cristina Sylla e que conta com a participação de Maitê Moraes Gil, ambas investigadoras do CIEC, foi o foco da notícia nos jornais digitais O Minho, O Amarense e o Comum (jornal online universitário da UMINHO), além da Rádio RUM (Rádio Universitária do Minho).
O móbil do projeto, que tem sido articulado com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) é a melhoria da aprendizagem e a fluência da leitura e de línguas estrangeiras, através de uma aplicação e em contexto de jogo. Em Portugal, participaram do projeto alunos do 3.º ciclo, entre o 7.º e o 9.º ano de escolaridade.
Os jogos envolvem aspetos culturais, como por exemplo, uma adaptação moderna do conto de Hansel e Gretel, em que as personagens passam da floresta para a cidade e até têm falhas de rede no telemóvel. Há cenas da história para desenhar e enviar aos colegas e pedir opiniões, protótipos de imagens em papel sobre outras passagens da narrativa ou, ainda, uma representação tapada com tinta para se descobrir a que parte do texto alude. Nas salas de aula, pode-se até projetar nos quadros interativos uma nuvem de palavras portuguesas ou estrangeiras que a turma não tenha percebido.
O projeto envolve parceria com instituições universitárias da Alemanha e do Chipre, contando com 350 mil euros do programa europeu Erasmus+ no período entre 2018-21.