Realizaram-se no dia 9 de junho , às 14h, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria da Penha Teófilo, tendo como orientador o Doutor Manuel José Jacinto Sarmento Pereira da Universidade do Minho.
O júri foi presidido pelo Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima da Universidade do Minho, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor José Fernando Bessa Ribeiro da Universidade do Minho; Doutora Lígia Sofia Alves Passos Ferro da Universidade do Porto; Doutora Natália Fernandes da Universidade do Minho; Doutora Vânia Carvalho de Araújo da Universidade Federal de Espírito Santo, Brasil; e Doutora Gabriela Pina Trevisan do Laboratório Colaborativo ProChild Colab.
No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.
Título da Tese: “CRIANÇAS NO ESPAÇO PÚBLICO: NAS TRILHAS DAS CULTURAS DA INFÂNCIA”
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi compreender como as crianças (re) produzem suas culturas no contexto do espaço público. A partir de uma perspectiva etnográfica, observou-se crianças entre zero e 12 anos de idade no Parque Estadual da Lagoa da Jansen, localizado na cidade de São Luís, estado do Maranhão, região Nordeste do Brasil. A pesquisa fundamentou-se, principalmente, na Sociologia da Infância, que entende a infância como construção social (Prout & James, 1990), geracional e estrutural (Qvortrup, 2010), e as crianças, referentes empíricos da infância, como atores sociais (Sarmento, 2004) e produtoras das culturas da infância (Sarmento, 2004), e a partir do que o campo tem produzido acerca da ética na pesquisa com crianças. Para alcançar o objetivo proposto, percorreu-se o Parque da Lagoa da Jansen ouvindo as vozes das crianças, considerando suas formas de expressão – desenhos, gestos, silêncios e suas falas. Na recolha dos dados foram utilizados como instrumentos: conversa gravada ou não, registro de campo, roda de conversa, fotografia e observação participante. A presença recorrente e segmentada de crianças levou à divisão do Parque em três Trechos (Sul, Norte 2 e Norte 1) e apontou a existência de dois grupos, nomeados de Crianças Pés calçados e Crianças Pés descalços. Os achados revelaram que as ações infantis mais significativas no contexto investigado foram: Brincar, Ver e Pass(e)ar. Cada uma dessas ações está diretamente relacionada às relações sociais e/ou interações estabelecidas pelas crianças nos/dos Trechos, seja de forma espontânea e rotineira – Brincar e Ver (Trechos Sul e Norte 2 – Crianças Pés descalços), seja de forma planejada e esporádica – Pass(e)ar (Trecho Norte 1 – Crianças Pés calçados). Também guarda estreita relação com suas pertenças de classe social, etnia, gênero e local de moradia. Este estudo revelou sete pistas investigativas importantes: Brincar foi comum a todas as crianças; O brincar não teve o mesmo sentido para todas as crianças; Todas as crianças brincaram dentro do espaço reduzido; Todas as crianças brincaram dentro do tempo sobrante; As crianças brincaram acompanhadas ou desacompanhas de um adulto; As crianças brincaram individualmente ou coletivamente; As crianças brincaram com brinquedos/brincadeiras populares, artesanais, ou com brinquedos/brincadeiras industriais, planificadas. Essas pistas indicam como as crianças produzem os modos de apreensão e significação do mundo no contexto investigado e como experienciam a infância.
Palavras Chave: Culturas da infância; crianças; espaço público; infância.