Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular

Realizaram-se no dia 23 de março, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pelo Mestre Adriano Barros Carneiro, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Isabel Maria da Torre Carvalho Viana. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, da Universidade do Minho; Doutora Maria José de Sousa Magalhães, da Universidade do Porto; Doutora Isabel Maria da Torre Carvalho Viana, da Universidade do Minho;  Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva da Universidade do Minho; Doutor Carlos Alberto Alves Soares Ferreira, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e Doutor Francisco de Assis Francelino Alves, Professor Adjunto do Instituto Federal de Educação do Ceará, Brasil. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar o candidato atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom, por maioria 

Título da tese: “Currículo e Formação Inicial: Uma análise do Curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará”

Resumo da tese: A pesquisa “Currículo e formação inicial: uma análise do curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará” foi submetida ao Instituto de Educação da Universidade do Minho, para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular. Tem como objetivo principal compreender as perceções dos docentes sobre a reformulação curricular de um curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará, a partir da interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso fundamentado na abordagem qualitativa e teve como base o referencial epistemológico relacionado às políticas curriculares da formação inicial de professores em Educação Física no Brasil. A coleta de dados partiu de um estado da arte sobre a temática estudada, combinada a uma análise documental, que teve como fontes essenciais o projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE, as Diretrizes Curriculares Nacionais e uma pesquisa de campo que resultou na aplicação de um roteiro de entrevista individual a quatro professores formadores do curso investigado. Os depoimentos foram analisados e interpretados com base na análise de conteúdo. As análises demonstraram que a reformulação do currículo atendeu, em parte, às Resoluções do Ministério da Educação e à legislação vigente, não sendo consultados outros projetos pedagógicos, sem a participação da comunidade acadêmica, apenas com o coletivo de professores na construção desse processo. Contudo, um fator importante observado é que o curso objetiva uma formação ampliada, mesmo sendo um curso de Licenciatura voltado para a formação de professores para atuar na educação básica (escola). A reformulação curricular aconteceu de forma coletiva e colaborativa, entretanto, o atual currículo encontra-se com uma estrutura curricular inadequada por ser um curso de Licenciatura e oferecer uma formação ampliada, confundindo-a com atuação ampliada, com viés para o bacharelado. Sobre o currículo em ação houve mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos docentes, a relação teoria-prática acontece e é bastante estimulada, mas precisa ser melhor discutida, entendida e aplicada. O curso tem uma cultura extensionista forte e o estágio curricular supervisionado foi apontado como fundamental para a formação dos professores.

Palavras-chave: Currículo, Educação Física, Formação Inicial.

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