Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular

Realizaram-se no dia 22 de setembro , às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Eva Maria Lopes Fernandes, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria Assunção Flores Fernandes. O júri foi presidido pela Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, da Universidade do Minho; Doutor Carlos Manuel Folgado Barreira, da Universidade de Coimbra; Doutora Maria Palmira Carlos Alves, da Universidade do Minho; Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, da Universidade do Minho; Doutora Marília Pisco Castro Cid, da Universidade de Évora. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lho a menção de “Muito Bom”.

Título da tese: “Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers”

Resumo da tese: O ensino superior é um dos pilares da construção de uma sociedade democrática europeia no contexto de um mundo cada vez mais complexo. Nas últimas duas décadas, o ensino superior europeu passou por várias mudanças em termos da reorganização dos cursos, ciclos de estudos e currículos como resultado do Processo de Bolonha, com implicações para os projetos de formação, para as práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Este estudo teve como objetivo analisar as conceções e práticas de avaliação na perspetiva de professores universitários após a implementação do Processo de Bolonha e compreender as possíveis implicações do Processo de Bolonha nas práticas de ensino e de avaliação. Os participantes deste projeto de investigação foram 185 professores de cinco universidades públicas portuguesas e 38 professores de uma das universidades em estudo (sub-estudo 1); 60 coordenadores de curso de uma das universidades em estudo (sub-estudo 2); e dois professores e 34 alunos de duas unidades curriculares de cursos de mestrado de formação de professores de uma das universidades em estudo (sub-estudo 3). Os participantes lecionavam em diferentes áreas de conhecimento. O design de investigação assentou numa abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, assente em diferentes técnicas e procedimentos de recolha de dados, assim como na perspetiva de diferentes informantes-chave. O projeto incluiu três sub-estudos cujos dados apontam para a existência de uma diversidade de conceções e práticas de avaliação e o reconhecimento da necessidade de atualizar e inovar as práticas de avaliação. Os resultados do sub-estudo 1 indicam que os professores universitários Portugueses possuem múltiplas conceções de avaliação, potencialmente e simultaneamente contraditórias, e utilizam uma variedade de métodos de avaliação. No entanto, identificam uma maior valorização e uso de testes e exames escritos e uma menor valorização e uso de portefólios e reflexões. Os dados também sugerem diferenças estatisticamente significativas no uso de métodos de avaliação de acordo com os ciclos de estudo, a área de conhecimento e a formação pedagógica. Os resultados indicam também a existência de uma diversidade de práticas de avaliação, com prevalência das práticas de avaliação associadas ao uso da avaliação pelo professor e menor incidência das práticas de avaliação associadas à avaliação determinada por fatores externos. Identificam igualmente a influência dos ciclos de estudos e da área de conhecimento no uso de diferentes práticas de avaliação pelos professores participantes. Os dados qualitativos sugerem uma visão otimista dos professores sobre o seu futuro, no que concerne ao envolvimento em projetos de melhoria e processos de tomada de decisão e à melhoria das metodologias de avaliação. Os professores universitários identificaram dificuldades e desafios relacionados com as práticas pedagógicas e de avaliação. No entanto, identificam como fatores de melhoria o envolvimento em projetos inovadores (proporcionados por Bolonha) e o trabalho com os alunos. Relativamente ao Processo de Bolonha, este projeto de investigação identifica algumas tensões em relação ao impacto de Bolonha nas práticas de avaliação. Os resultados do sub-estudo 2 também identificam o uso de uma variedade de métodos de avaliação, através da combinação de métodos tradicionais e de métodos mais centrados no estudante. O ano do curso, o tipo de curso, a natureza dos programas e os regulamentos institucionais são identificados pelos coordenadores como fatores que podem influenciar a seleção dos métodos de avaliação. Por último, os resultados do terceiro sub-estudo identificam a existência de práticas de feedback e o envolvimento do aluno nas práticas de avaliação. As implicações que emergem deste estudo podem representar oportunidades futuras de investigação, no sentido de ampliar a possibilidade de obter novas respostas e uma compreensão mais completa da natureza complexa e multifacetada da avaliação no ensino superior em Portugal.

Palavras chave: Conceções de avaliação, ensino superior, práticas de avaliação, Processo de Bolonha, Professores universitários.

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