Realizaram-se no dia 28 de julho , às 14h, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Sociologia da Infância, requeridas pela Mestre Denise Hosana de Sousa Moreira, tendo como orientador o investigador do CIEC Manuel José Jacinto Sarmento Pereira. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Manuel José Jacinto Sarmento Pereira, da Universidade do Minho; Doutor José Fernando Bessa Ribeiro, da Universidade do Minho; Doutora Natália Fernandes, da Universidade do Minho; Doutora Maria José Manso Casa Nova, da Universidade do Minho; Doutora Teresa de Jesus Seabra de Almeida, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE); Doutora Ângela Maria Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (Brasil). No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe a menção de “Bom”.
Título da tese: “Crianças brasileiras imigrantes na Europa: distanciamentos e aproximações étnico-culturais entre pares”
Resumo da tese: O crescente deslocamento transnacional da humanidade em todo o mundo mobiliza a ciência em todas as áreas do conhecimento e para diferentes direções. Este estudo envolveu crianças brasileiras residentes em Inglaterra, Suécia e Portugal e buscou identificar o modo como se distanciavam e aproximavam dos seus pares no enfrentamento aos obstáculos da vida cotidiana. A etnografia foi adotada como o método da pesquisa e as culturas da infância como área de estudo. Os resultados obtidos revelaram a influências de fatores naturais e sociais sobre os comportamentos das crianças. A infância tendia para o arrefecimento na medida em que as crianças cresciam, mas este arrefecimento variava em função das possibilidades de superação das hostilidades do seu meio social. Nos casos observados, as hostilidades geravam necessidades coletivas. Quanto mais hostilidades, mais necessidades eram produzidas e mais as crianças se distanciavam de suas culturas de infância. Da combinação de comportamentos naturais e socialmente construídos, foram observados: a imitação e sua contribuição para a transmissão de memória cultural; a encenação e sua contribuição para adaptações ao meio social; e os solilóquios e sua contribuição para as reflexões e transformações do real. Nossa interpretação dos resultados foi a de que, neste estudo das migrações, as crianças revelaram, por exemplo, capacidades úteis aos deslocamentos humanos. Entretanto, os significados tradicionalmente atribuídos às expressões culturais das crianças concorrem para a sua negação ou manipulação. Esperamos que este estudo possa contribuir para a desconstrução conceitual da infância em si mesma, restrita ao universo da criança, dissociada de sua importância social para a humanidade.
Palavras chave: Crianças, Infâncias, Migrações Internacionais.