Realizaram-se no dia primeiro de março , às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Sara Maria Alves Cruz, tendo como orientadores o Doutor José Alberto Lencastre e a investigadora do CIEC Clara Pereira Coutinho. O júri foi presidido pela Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, tendo estado presentes os seguintes vogais; Doutor António José Meneses Osório, da Universidade do Minho; Doutora Maria João da Silva Costa Ferreira, da Universidade Portucalense; Doutora Lia Raquel Moreira Oliveira, da Universidade do Minho; Doutora Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, da Universidade de Aveiro e Doutor José Alberto Lencastre, da Universidade do Minho. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lhe, por maioria, a menção de “Muito Bom”.
Título da Tese: “A edição criativa de vídeo com estratégia pedagógica na compreensão de threshold concepts na disciplina de matemática”
Resumo: Um threshold concept é descrito na literatura como um conceito complexo que os alunos têm dificuldade em compreender, refugiando-se muitas vezes na memorização do conceito sem realmente o compreenderem. O presente estudo aborda a edição criativa de vídeo como estratégia pedagógica para a compreensão dos threshold concepts na matemática, nomeadamente, como a ação reflexiva do aluno sobre o conceito complexo e a edição criativa e partilha do vídeo explicativo pode contribuir para a sua compreensão. O estudo é enquadrado no projeto VideoM@t e suportasse no processo de aprendizagem JuxtaLearn. Numa primeira fase envolvemos 10 alunos do 6.º ano, 23 alunos do 9.º ano de escolaridade e respetivos professores de matemática na edição criativa de vídeo seguindo a metodologia de aprendizagem JuxtaLearn. Na segunda fase orientamos uma ação de formação creditada a um grupo de 6 professores de matemática e promovemos junto de 52 alunos a edição criativa de vídeo. Procurou-se, assim, responder à seguinte questão de investigação: de que forma a edição criativa e partilha de vídeo pode constituir uma estratégia pedagógica na compreensão do threshold concept? Atendendo à natureza do estudo, adotou-se como metodologia a development research e os dados foram recolhidos por (i) observação direta, (ii) observação indireta, através da gravação de vídeo, (iii) técnicas de think aloud, (iv) análise de dados automáticos usando software logging, (v) o walk-through, (vi) inquérito por entrevista coletiva tipo focus group, e (vii) inquérito por questionário. Os resultados indicam que a edição criativa de vídeo explicativo pelos alunos é um método apelativo que melhora a compreensão profunda de conceitos estruturantes de matemática onde os alunos apresentam dificuldade. A identificação de threshold concepts e o seu desdobramento em conceitos mais simples revelou-se uma importante ajuda para que os professores conseguissem entender melhor as dificuldades dos alunos e ajudá-los a ultrapassar as suas lacunas de compreensão. O trabalho de edição criativa de vídeo promoveu nos alunos o desenvolvimento de competências como a análise, síntese e avaliação, bem como o conhecimento profundo dos conceitos abordados.