Investigador do CIEC participa em aula aberta (4 – Fevereiro)

images[1]O investigador do CIEC Leonel Lusquinhos participa hoje, 4 de fevereiro, às 14h30, na sala 2.25 do edifício 1, na leccionação da aula aberta intitulada “A criança com necessidades especiais: o papel das equipas de intervenção precoce”.

Na sequência dos princípios estabelecidos na Convenção dos Direitos da Criança e no âmbito do Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade 2006-2009, foi criado o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).

3.png

O SNIPI funciona através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação e da Saúde, conjuntamente com o envolvimento das famílias e da comunidade. O SNIPI tem a missão de garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social.

Nesta “aula aberta”, integrada na UC OPÇÃO I – a criança com necessidade de cuidados especiais, do 3º Ano do curso de licenciatura em Enfermagem, pretende-se problematizar o conceito de intervenção precoce e discutir os novos desafios associados aos sistemas de produção de bem-estar, particularmente os serviços que integram o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e refletir sobre a importância das redes sociais e do estado social na provisão de cuidados à criança e família com necessidades especiais.

Professora Ana Maria Serrano:  Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra em 1982. Em 1992 concluiu o mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, e em 2003 o doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. É Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho, desde 2009, e Coordena o Curso de Mestrado de Educação Especial – área de especialização de Intervenção Precoce. É membro da Direção da Associação Nacional de Intervenção Precoce e Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce – EURLYAID.

Enfermeiro Leonel Lusquinhos: Licenciado em Enfermagem desde 2005, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desde 2010. Doutorando em Estudos da Criança, especialidade de Saúde Infantil, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo como área de investigação a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar. Enfermeiro Especialista na UCC Assucena Lopes Teixeira, do ACES Cávado I Braga. Integrou a Equipa Local de Intervenção Precoce Colina/Assucena de 2011 a 2014 e de 2015 a 2016. É coordenador do Grupo Regional de Peritos em Saúde Escolar da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

 

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s