Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação

92

Realizaram-se no dia 21 de setembro de 2018, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, requeridas pelo Mestre António Miguel Borges da Silva, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Fernanda Leopoldina Parente Viana. O júri foi presidido pela Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Fernanda Leopoldina Parente Viana, da Universidade do Minho; a Doutora Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho, da Universidade da Madeira; a Doutora Maria Iolanda Ferreira da Silva Ribeiro, da Universidade do Minho; a Doutora Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar, da Universidade Nova de Lisboa e a Doutora Maria Cristina Vieira da Silva, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar o candidato atribuindo-lho, a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Fluência de Leitura: construção, aplicação e avaliação de sequências didáticas e materiais de intervenção pedagógica”

91

Resumo: A seleção do tema desta tese e do estudo empírico nela incluído nasceram da necessidade de dar uma atenção especial à fluência de leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico, colmatando a lacuna que se considera (ainda) existir no panorama nacional. Assim, constituem objetivos nucleares desta tese a construção de um programa visando a promoção da fluência em leitura no 2.º ano de escolaridade – o PPFL-2 – e a análise do impacto da sua implementação junto de uma amostra deste público-alvo. Dado que as preocupações didáticas estiveram sempre presentes, pretendia-se também com este projeto identificar a exequibilidade da integração de um programa como o PPFL-2 na dinâmica das salas de aula e avaliar a adesão dos alunos, dos professores e dos pais ao mesmo. Em termos conceptuais, esta tese está ancorada no Modelo Simples de Leitura, que é analisado em detalhe. Após uma revisão bibliográfica relativamente às estratégicas mais eficazes para promover a fluência em leitura, foi elaborado o PPFL-2 (Programa de promoção da fluência em leitura para o 2º ano de escolaridade). Este programa é constituído por 22 sequências didáticas, cada uma das quais operacionalizada em ciclos de 5 dias, com sessões diárias de 10 a 15 minutos de duração. O programa foi implementado, pelos professores titulares de turma, num agrupamento de escolas do norte de Portugal, tendo sido adotado um design quase experimental, com grupo experimental (4 turmas naturais, n = 74 ) e grupo de controlo (4 turmas naturais, n = 78) e com pré teste, pós teste e estudo de follow-up. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – O TFL-Teste de Fluência em Leitura –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados do pósteste evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré teste. O estudo de follow-up, realizado no final do 3.º ano de escolaridade, mostra que os efeitos de PPFL-2 se mantêm no grupo experimental, não se encontrando, todavia, diferenças significativas em relação ao grupo de controlo. A análise qualitativa do impacto do PPFL-2 aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento das famílias e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s