Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular  

84

Realizaram-se no dia 11 de setembro de 2018, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Francy Izanny de Brito Barbosa Martins, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria Luísa García Alonso. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Paula Cristina da Encarnação Oliveira Guimarães, da Universidade Lisboa; a Doutora Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes Tomaz, da Universidade Aveiro; a Doutora Maria Palmira Carlos Alves, da Universidade do Minho e a Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva, da Universidade do Minho. Justificou a sua ausência a Doutora Maria Luísa García Alonso, da Universidade do Minho. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata, atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Currículo Prescrito ao Currículo em Ação no PROEJA Técnico: a (re)construção de um referencial curricular integrado para o IFRN”

Resumo: A presente tese situa-se no âmbito científico dos estudos curriculares cruzando três domínios fundamentais – a integração curricular, a educação e formação profissional de jovens e adultos e a inovação educacional, no estudo do Programa PROEJA – Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), tendo como locus da pesquisa o seu desenvolvimento no IFRN do Brasil. Pretende-se descrever e avaliar – para poder compreender, o modo como as diretrizes político-curriculares de âmbito nacional sobre o PROEJA se concretizam no Projeto Político-Pedagógico (PPP) desta instituição e no seu desenvolvimento nas práticas curriculares, com o fim de evidenciar os pontos críticos do seu funcionamento. A discussão dos resultados encontrados em confronto com o PPP permitiu apresentar uma (re)construção do referencial curricular integrado para o Programa, de modo a contribuir para a sua transformação e inovação. Para isso, a partir do estado da arte sobre o tema e o enquadramento histórico e político do Programa, foi elaborado um Referencial teórico-metodológico para a inovação no PROEJA que pretendeu constituir-se como quadro de referencia, tanto para sustentar a metodologia no estudo empírico desenvolvido, como para idealizar a proposta de (re)construção curricular que resultou do processo de investigação. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem mista, com caraterísticas de estudo de caso institucional de pendor descritivo e avaliativo, abrangendo sete campi do IFRN, para o qual foram utilizados como instrumentos fundamentais de recolha de dados: a análise documental, o questionário e a entrevista semiestruturados. Na discussão global dos resultados recorreu-se à triangulação por meio do cruzamento das análises parciais de dados provenientes das diferentes fontes e procedimentos de recolha utilizados, com o intuito de alcançar respostas para os questionamentos iniciais que guiaram o processo investigativo. A discussão dos resultados evidencia uma convergência nas quatro dimensões de análise da integração: o currículo, o processo de ensino e aprendizagem, a organização e gestão e a formação de professores, apontando para uma inadequação, seja em nível da organização e 85.jpgdesenvolvimento integrados do currículo, nas suas quatro componentes (núcleos politécnicos, seminários curriculares, projetos integradores e prática profissional) ou em nível da sua concretização nas práticas pedagógicas, relativamente às características e às necessidades da população (jovens e adultos), para o que contribui tanto a falta de uma formação especifica dos professores, como o tipo de organização e gestão desta modalidade na instituição. Assim, a investigação proporcionou abrir novas perspetivas de pesquisa sobre o Programa e contribuiu também para a sua (re)construção numa perspetiva integrada, que visa atender aos sujeitos da EJA no IFRN.

 

 

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s