Realizaram-se no dia 17 de julho, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pelo Mestre Levi Rodrigues de Miranda, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Isabel Maria da Torre Carvalho Viana. O júri foi presidido pelo Doutor Bento Duarte Silva, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Ana Paula Viana Caetano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; a Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho; o Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes, Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; a Doutora Isabel Maria Torre Carvalho Viana, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e o Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Justificou a sua ausência o Doutor Francisco das Chagas Silva Souza, Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)-Brasil. No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar o candidato atribuindo-lho, a menção de “Bom com distinção”.
Título da Tese: “ Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em Geografia do IFRN.”
Resumo: O estudo apresentado refere-se à investigação submetida à Universidade do Minho (UM) para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular. A temática da nossa pesquisa desenvolvida é, intitulada “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN. Esta tese tem por objetivo analisar as contribuições do PIBID, na decisão pessoal do licenciando em geografia do IFRN, Campus Natal Central, sobre seu (des)encantamento para ser professor. O PIBID, programa do Ministério da Educação do Brasil, tem como foco da política educacional brasileira elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, antecipando o vínculo entre os licenciandos, a sala de aula e os ambientes escolares na rede pública de educação básica do país, articulando o Ensino Superior à escola de Educação Básica e aos sistemas de educação. Segundo a fundamentação política do referido programa, através da iniciação à prática docente, o aluno-professor teria condições para fazer uma reflexão sobre a sua futura atuação profissional. Perspectiva-se que o PIBID possa permitir a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de geografia dos alunos do ensino fundamental e médio nas escolas públicas da cidade de Natal/RN, e acrescente algumas estratégias de aprendizagem inovadoras nas aulas de geografia, articuladas com as práticas educacionais, formas de fazer, já desenvolvidas pelos professores da ciência geográfica. Assim, o PIBID serve como um contributo ao antecipar, logo no início do curso de licenciatura, o convívio do aluno-professor de geografia do IFRN com a realidade que se apresenta no ensino público. Com este focus, realizou-se uma pesquisa de cariz quantitativo e qualitativo, compreensiva, explorando ideias a partir das contribuições teóricas de vários autores que estudam esta problemática, pois, assim entendemos que um estudo misto atende com mais ou propriedade às diferentes concepções de se investigar um problema, permitindo uma maior inteligibilidade dos dados face à pluralidade de informações obtidas. Quanto às opções metodológicas, optou-se por análise de documentos que se referem à política de formação de professores no Brasil e documentos oficiais que regulam o funcionamento do PIBID. Utilizamos também o inquérito por questionário e conversas informais. Para a pesquisa de dados, os questionários foram constituídos com questões abertas e fechadas, de forma clara e precisa, sendo aplicados diretamente aos sujeitos envolvidos na pesquisa. Ressalte-se que este estudo ficou delimitado à edição 2011/2013 do PIBID na área do subprojeto da licenciatura em Geografia. Portanto, o universo da pesquisa abrangeu oito escolas da rede estadual de educação básica do estado do Rio Grande do Norte, com a participação de quarenta e dois (42) licenciandos, contratados como bolsistas e oito (8) supervisores de escola da Educação Básica, contando ainda com a participação de sete (7) ex bolsistas de edições anteriores. Os principais resultados alcançados apontam que o referido programa proporciona aos estudantes em formação a oportunidade de uma tomada de decisão pessoal consciente e refletida sobre o ato de ensinar, assumindo, encantando-se, realmente com sua futura profissão e desenvolvimento profissional. A este respeito, os resultados apontam para a relevância do PIBID no sentido de permitir o engajamento pleno do profissional em seu próprio processo de aprendizagem, no que se refere à qualificação de competências, conhecimentos, sentimentos e postura ética relativos à profissão. Estes resultados remetem para algumas sugestões futuras de implantação de novos programas governamentais que permitam uma melhor qualidade na iniciação à docência, particularmente, proporcionando a estes licenciandos em formação superior um encantamento pela profissão. Como observamos na pesquisa, o PIBID é um programa que fomenta uma formação crítica, vinculando teoria e prática, permitindo ao licenciando vivenciar experiências significativas para a sua formação docente. Estima-se, pois, que o investimento resulte numa maior valorização e qualificação dos profissionais que atuam no sistema educacional do país, contribuindo dessa forma para que a sociedade brasileira se liberte do julgo da mídia manipuladora, injusta, imprópria, que ora manipula a opinião pública através da persuasão de ideologias dominantes, desorientando, assim, a nação brasileira.