A polémica dos resultados dos exames nacionais do ensino secundário

Jose_precioso-200x200

O investigador do CIEC José Precioso é um dos autores da coluna de opinião do Jornal “Público” do último dia 27 de junho, que discute os últimos resultados dos exames nacionais do ensino secundário: “Põem-se em causa as competências e as aprendizagens dos alunos e a competência profissional dos professores. Não estará na altura de pôr em causa a prova em si, como instrumento de avaliação?”, é a pergunta colocada.

As disciplinas que revelam maior insucesso são Física e Química e Biologia e Geologia, sendo que em 2013, todas as disciplinas apresentaram taxas de reprovação superiores a 40%.

Entre as muitas soluções propostas, são sugeridas algumas como a redução dos programas, a realização de exames com questões de vários níveis cognitivos e não apenas virados para a resolução de problemas, a diversificação do tipo de perguntas no exame, a escolha mais cuidada e mais adequada à maturidade dos alunos das fontes de informação (textos, imagens, gráficos, entre outras) utilizadas nos exames e a diminuição de alunos por turma.

O artigo pode ser consultado na íntegra clicando aqui.

 

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s