JORNADAS DOUTORAIS, PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DA CRIANÇA

Rusinek FotoNo âmbito das JORNADAS DOUTORAIS do PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DA CRIANÇA irá realizar-se na quinta-feira, dia 5 de Julho, às 9h30, no Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a Conferência Doutoral O papel da pedagogia musical na aprendizagem colaborativa das crianças, proferida pelo Prof. Gabriel Rusinek da Universidade de Complutense de Madrid. O acesso é livre.

O Prof. Gabriel Rusinek é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid. Os seus trabalhos de investigação têm estado centrados, sucessivamente, na aprendizagem musical significativa, na composição colaborativa, nas pedagogias inclusivas em educação musical, na experiência do público das artes de palco, na avaliação de programas educativos e na formação de professores de música. Actualmente participa no projecto de I+D “O impacto da educação musical na sociedade e na economia do conhecimento” financiado pelo Ministério da Economia e Competitividade de Espanha.  Apresentou diversas comunicaçõesem numerosos congressos e seminários nacionais e internacionais e é membro activo da International Society of Music Education (ISME), em cuja “Comissão para a Música nas Escolas e Formação de Professores” foi comissário, entre 2016 e 2016. Foi fundador e co-director da Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical (http://revistas.ucm.es/index/php/RECI), sendo actualmente membro do seu Conselho Editorial. É também membro do Conselho Editorial da Revista Internacional de Educacion Musical (RIEM), assim como Consultor Internacional da Revista Music Education Research.

 

RESUMO: “O papel da pedagogia musical na aprendizagem colaborativa das crianças”

Muitos esforços se realizam para promover o papel da música na escola, discutindo o seu valor enquanto “arte pela arte” ou a sua influência noutras disciplinas, mas pouco se faz para compreender as possibilidades que as interacções intrinsecamente musicais têm para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes e, no caso da formação de professores, para compreender a pedagogia através da música. Nesta apresentação analisar-se-á como exemplo a criação musical colaborativa na escola e na universidade. Veremos, por um lado, o que podem aprender nas aulas as crianças e adolescentes sobre música, sobre o seu próprio potencial criativo e sobre a força da colaboração nas artes de palco e, por outro lado, o que podem aprender os futuros professores sobre como aprendem as crianças e, em geral, como se podem pôr em prática as teorias construtivistas sobre a aprendizagem. A partir da perspectiva da investigação educacional e da produção de conhecimento mostrar-se-ão diferentes estratégias de investigação-acção que têm sido desenvolvidas por professores-investigadores para compreender essas aprendizagens nas suas aulas.

 

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s