Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Literatura para a Infância

56Realizaram-se no dia 8 de maio, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Literatura para a Infância, requeridas pela Mestre Lúcia Maria Fernandes Rodrigues Barros, tendo como orientador o investigador do CIEC Fernando José Fraga de Azevedo. O júri foi presidido pela Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, tendo estado presentes os seguintes vogais: o Doutor Fernando José Fraga de Azevedo, da Universidade do Minho; a Doutora Maria de Lourdes Trindade Dionísio, da Universidade do Minho, a Doutora Sara Raquel Duarte Reis Silva, da Universidade do Minho; a Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, da Universidade de Évora; a Doutora Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha, da Universidade da Beira Interior e o Doutor Moisés Selfa Sastre, da Universidade de Lérida (Espanha). No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata, atribuindo-lhe a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Educação Literária na Família: Uma Proposta”

55Resumo: Ao longo da última década tem-se verificado em Portugal uma clara aposta em \programas e iniciativas governamentais que visam a formação de leitores, com o objetivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses, combatendo fragilidades decorrentes da inexistência de hábitos de leitura. A par de tais iniciativas, assiste-se a uma proliferação editorial de livros para crianças, e a novas tendências na própria literatura para a infância, que, à semelhança da literatura canonizada, vem acompanhando as distintas transformações sociais. A questão que se encontra na origem do presente estudo prende-se com o facto de tais realidades e esforços não virem sendo acompanhados da necessária formação de mediadores de leitura, concretamente de professores e de pais, comprometendo a efetiva concretização dos objetivos emanados das diretrizes governamentais. Com efeito, projetos e estudos internacionais, e algumas práticas nacionais, ainda que muito pontuais, revelam que iniciativas de promoção da leitura junto das famílias se revestem de um considerável impacto ao nível da formação leitora. Na tentativa de ajudar a colmatar a lacuna ao nível da mediação leitora em Portugal e de melhor compreender o potencial da leitura literária em contexto familiar, desenvolvemos, ao longo de um ano letivo, na modalidade de estudo de caso, um programa de educação literária na família, com um grupo de pais de crianças do 2º ano do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O programa materializou-se num conjunto de oito sessões temáticas emergentes de algumas das atuais tendências da literatura infantil, Património Popular, Representações da Família, História e Efemérides, Interculturalidade, Temas Difíceis, Ambiente, Arte e Clássicos Revisitados, sustentado por um corpus literário composto por vinte e cinco obras, que foram exploradas em ambiente familiar, com o auxílio de propostas de abordagem aos textos, concebidas especificamente para a implementação do programa. A análise de resultados, ainda que dentro das limitações inerentes ao estudo, permite concluir que o conhecimento de obras e de meios que ajudem os pais a criar contextos favoráveis de leitura em ambiente familiar, contribui significativamente para a formação leitora e cívica, quer de mediadores, quer de pequenos leitores, contribuindo ainda para o reforço de laços afetivos e para o significativo alargamento de práticas de literacia familiar, que por sua vez se vão repercutir ao nível da articulação entre a escola e a família: um conjunto de aspetos que encontra eco nos princípios da educação literária, permitindo, neste sentido, otimizar as diretrizes governamentais. Em síntese, a chave para a efetiva formação de leitores, numa perspetiva de exercício da cidadania e da democracia, reside num sério investimento na formação de mediadores de leitura.

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s