Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular

11Realizaram-se no dia 30 de março de 2017, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Maridalva Cardoso Maciel, tendo como orientador o investigador do CIEC Carlos Manuel Ribeiro da Silva. O júri foi presidido pelo Doutor Bento Duarte Silva, tendo estado presentes os seguintes vogais: o Doutor José Carlos Bernardino Carvalho Morgado, da Universidade do Minho; a Doutora Isabel José Botas Bruno Fialho, da Universidade de Évora; a Doutora Maria Palmira Carlos Alves, da Universidade do Minho; o Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, da Universidade do Minho; o Doutor Antonino Manuel de Almeida Pereira, da Escola Superior de Educação. No final, a candidata foi aprovada, por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)”            

Resumo: A expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o surgimento de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro fez que a Educação Física e seus profissionais tivessem que se enquadrar nessa nova realidade. Uma das formas de dar resposta é não só por meio de renovadores olhares formativos na graduação dos profissionais, mas também novos olhares para uma formação intemporal – a formação continuada ou a formação ao longo da vida. Foi neste contexto que emergiu a pesquisa, tomando como referência os seguintes  questionamentos: Quais as representações (conhecimentos, experiências e ideias) dos professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN sobre formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento das ações pedagógicas propostas pela PTDEM (Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio) da disciplina Educação Física? Buscamos através desse trabalho conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do IFRN, averiguar qual o papel da formação continuada na sua vida profissional, perceber se os professores necessitam deste processo ou têm acesso a ele, investigar se a PTDEM atende às necessidades dos professores e verificar se os professores sentem-se aptos para desenvolver as atividades propostas. Este estudo inscreve-se nos paradigmas da investigação qualitativa e quantitativa, utilizando como estratégia de pesquisa um estudo de caso, no qual utilizamos como instrumentos para a recolha dos dados, entrevistas, questionários e análise do documento PTDEM. Os resultados obtidos, que responderam à questão principal que guiou este estudo de caso, comprovam de maneira transparente e segura que tanto para o melhor desenvolvimento profissional quanto para as ações pedagógicas sugeridas no documento institucional PTDEM, os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino do IFRN e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio. As informações recolhidas foram sujeitas a uma análise de conteúdo, visando posteriormente à construção de contributos que ajudem a manter o professor de Educação Física transformador, educador, reflexivo, técnico, ético e investigador, bem como atualizado e sempre em busca de aprimoramento, levando em consideração os recursos disponíveis, o aluno e suas necessidades e características, proporcionando o desenvolvimento de suas atividades norteado por princípios que potencializem o rendimento escolar e promovam uma educação para a cidadania.

12

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s