Sobre a taxa de reprovação nos exames de Biologia/Geologia

10.jpg

O investigador do CIEC José Precioso é um dos autores do artigo de opinião publicado no jornal “Diário do MInho” do último domingo, dia 26, a respeito do alto índice de reprovação de alunos nos exames de Biologia e Geologia no ensino secundário.

No texto  o investigador evidencia a disparidade de qualificações dos alunos aferidas com os testes “PISA” e os exames nacionais, questionando o porquê destes resultados contraditórios.

Veja o artigo na íntegra fazendo clique aqui.

 

Anúncios

One thought on “Sobre a taxa de reprovação nos exames de Biologia/Geologia

  1. Sou geólogo brasileiro graduado em 1976. Em 1977 realizei uma Especialização na interface do conhecimento entre a Geologia, Geoquímica e Geofísica. Em 1979, concluí o Mestrado com uma Tese na área do conhecimento da Petrologia Ígnea e Metamórfica, em rochas xistosas formadas no Ambiente Geológico da Crosta Média. Em 1992, concluí o Doutoramento na mesma linha de investigação do Mestrado, porém em rochas granulíticas, da Crosta Inferior. Durante mais de 30 anos realizei trabalhos de campo e de laboratório (Petrografia, Geoquímica, Geologia Estrutural, Petrologia, Geocronologia e Geotectônica) no Ambiente Geológico da Província Mineral de Carajás, na Amazônia brasileira. Hoje, essa província representa um dos terrenos greenstones belts de imensa riqueza mineral do mundo, com importantes depósitos de minérios metálicos e não-metálicos (Ouro, Ferro, Níquel, Manganês, Cobre, dentre os de maior destaque econômico).
    Com toda essa experiência profissional posso afirmar que o professor de Geologia precisa dominar um alargado conhecimento de Geociências, com muitos anos de investigação de campo e de laboratório. Pois, caso contrário tera imensa dificuldade em transmitir esse conhecimento da Geologia. Dai talvez esteja um dos motivos dessa reprovação alargada, no nível do ensino secundário nas escolas portuguesas.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s