Realiza-se no próximo dia 6, às 21h30, na Capela Imaculada (R. de S. Domingos, 94-C) o concerto anual do ciclo “Do Natal aos Reis” com a presença do Coro de Câmara da Bairrada, evento que é organizado pela investigadora do CIEC Maria Helena Vieira e vai já na sua sétima edição.
Este ano é convidado o Coro de Câmara da Bairrada, que é dirigido pelo Maestro Tiago Matias, destacando-se a presença da solista, a soprano bracarense Eva Braga Simões.
O Coro de Câmara da Bairrada nasceu em 2005, agregando professores, pais e alunos da Escola de Artes da Bairrada (Troviscal – Oliveira do Bairro). Destacou-se desde a sua formação pelas parcerias com orquestras, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras, Sinfonietta de Braga e a Orquestra de Câmara da Bairrada. A música dos grandes compositores europeus – J. Haydn, G. F. Haendel ou W. A. Mozart, entre outros, esteve sempre presente nestes programas com orquestra. Do repertório a capella destacam-se as obras de compositores portugueses contemporâneos como E. Carrapatoso, F. Lapa, E. Amorim e L. Cardoso, entre outros. Resultado deste trabalho dedicado à música de cariz nacional surge em 2014 o primeiro registo discográfico do Coro de Câmara da Bairrada “Natal Português”, centrado na música tradicional portuguesa alusiva ao Natal arranjada por compositores portugueses. Fernando Lapa disse sobre o este trabalho do Coro de Câmara da Bairrada: “Limpo, redondo, equilibrado, expressivo, com uma fusão de vozes mais que excelente. (…) Naquilo que se ouve, vê-se atitude. Simplicidade e beleza, também. O mais importante, sempre.” Neste percurso de quase 10 anos contam-se quase uma centena de apresentações públicas em Portugal e França, dirigidos pelo seu maestro e fundador Tiago Matias. O programa deste concerto de Reis incidirá, precisamente, sobre este repertório intitulado “Natal Português”.
PROGRAMA:
Os pastores em Belém (F. Lopes-Graça, 1906-1994)
O menino nas palhas (F. Lopes-Graça)
Pela noite de Natal (F. Lapa, 1950-)
Pastores que andais na serra (F. Lapa)
Eu hei-de m’ir ao presépio (F. Lapa)
Alegrem-se os céus e a terra (F. Lapa)
Virgem da Lapa (E. Carrapatoso, 1962-)
Ó meu menino (E. Carrapatoso)
Senhora do Amparo (E. Carrapatoso)
José embala o menino (E. Carrapatoso)
Estando a virgem (L. Cardoso, 1974-)
Bem pudera Deus nascer (L. Cardoso)
O menino que nasceu (L. Cardoso)