Investigadora do CIEC organiza “Concerto de Reis”

banner-concerto-do-natal-aos-reis-2017Realiza-se no próximo dia 6, às 21h30, na Capela Imaculada (R. de S. Domingos, 94-C) o concerto anual do ciclo “Do Natal aos Reis” com a presença do Coro de Câmara da Bairrada, evento que é organizado pela investigadora do CIEC Maria Helena Vieira e vai já na sua sétima edição.

Este ano é convidado o Coro de Câmara da Bairrada, que é dirigido pelo Maestro Tiago Matias, destacando-se a presença da solista, a soprano bracarense Eva Braga Simões.

O Coro de Câmara da Bairrada nasceu em 2005, agregando professores, pais e alunos da Escola de Artes da Bairrada (Troviscal – Oliveira do Bairro). Destacou-se desde a sua formação pelas parcerias com orquestras, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras, Sinfonietta de Braga e a Orquestra de Câmara da Bairrada. A música dos grandes compositores europeus – J. Haydn, G. F. Haendel ou W. A. Mozart, entre outros, esteve sempre presente nestes programas com orquestra. Do repertório a capella destacam-se as obras de compositores portugueses contemporâneos como E. Carrapatoso, F. Lapa, E. Amorim e L. Cardoso, entre outros. Resultado deste trabalho dedicado à música de cariz nacional surge em 2014 o primeiro registo discográfico do Coro de Câmara da Bairrada “Natal Português”, centrado na música tradicional portuguesa alusiva ao Natal arranjada por compositores portugueses. Fernando Lapa disse sobre o este trabalho do Coro de Câmara da Bairrada: “Limpo, redondo, equilibrado, expressivo, com uma fusão de vozes mais que excelente. (…) Naquilo que se ouve, vê-se atitude. Simplicidade e beleza, também. O mais importante, sempre.” Neste percurso de quase 10 anos contam-se quase uma centena de apresentações públicas em Portugal e França, dirigidos pelo seu maestro e fundador Tiago Matias. O programa deste concerto de Reis incidirá, precisamente, sobre este repertório intitulado “Natal Português”.

 

PROGRAMA:

Os pastores em Belém (F. Lopes-Graça, 1906-1994)

O menino nas palhas (F. Lopes-Graça)

Pela noite de Natal (F. Lapa, 1950-)

Pastores que andais na serra (F. Lapa)

Eu hei-de m’ir ao presépio (F. Lapa)

Alegrem-se os céus e a terra (F. Lapa)

Virgem da Lapa (E. Carrapatoso, 1962-)

Ó meu menino (E. Carrapatoso)

Senhora do Amparo (E. Carrapatoso)

José embala o menino (E. Carrapatoso)

Estando a virgem (L. Cardoso, 1974-)

Bem pudera Deus nascer (L. Cardoso)

O menino que nasceu (L. Cardoso)

 

 

 

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s