Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa

79Realizaram-se no dia 25 de novembro, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pelo Mestre Valdir Rosa, tendo como orientadores a Doutora Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho e o Doutor José Luís Coelho da Silva. O júri foi presidido pelo Doutor Alberto Filipe Ribeiro Abreu Araújo, tendo estado presentes os seguintes vogais: o Doutor António José Meneses Osório, da Universidade do Minho; a Doutora Maria Irene Simões Tomé, da Universidade Nova de Lisboa; a Doutora Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, da Universidade do Minho; a Doutora Lia Raquel Moreira Oliveira, da Universidade do Minho; o Doutor José Luís Coelho da Silva, da Universidade do Minho; o Doutor Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Título da Tese:PROUCA no Brasil e Iniciativa e.escolinha em Portugal: Considerações e interpretações sobre o uso do laptop educacional na formação e na prática docente

Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cenário educacional e são, muitas vezes, introduzidas por programas governamentais específicos nos mais diversos países para apetrechar escolas públicas de educação básica com dispositivos móveis, na busca de possibilitar a inclusão digital e social dos entes envolvidos. Entre os países que fomentaram projetos para o uso das tecnologias, encontram-se o Brasil e Portugal. Com propostas semelhantes, ambos os países estabeleceram regras para a distribuição de laptops aos alunos e para a formação dos professores das escolas privilegiadas com esse equipamento. Foi nesse contexto que surgiu o objetivo principal desta Tese que analisou como estão sendo integradas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica do Brasil e de Portugal com enfoque na utilização do laptop educacional no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), realizado no Brasil, e na Iniciativa e.escolinha, em Portugal, particularmente, na sua contribuição para a inovação do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. A análise dos dados permitiu ressaltar três dimensões nesta investigação: Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores e Análise Crítica dos Programas. A partir dessas dimensões, foi possível responder a algumas questões essenciais para compreender como a integração do laptop ocorreu, quais foram as potencialidades alcançadas e os constrangimentos ocorridos durante a implementação dos programas nas escolas da Educação Básica. Os resultados permitiram aferir que a integração das TDIC ao currículo por meio do laptop apresenta inúmeras vantagens ao ensino e à aprendizagem dos alunos por sua grande versatilidade e mobilidade. Porém, para atingir esse estágio são necessárias medidas que envolvam questões relacionadas à formação continuada dos professores para atuarem com o laptop. Igualmente é preciso que a escola ofereça condições mínimas estruturais como, por exemplo, acesso à Internet sem fio e a eficácia na manutenção dos aparelhos. O desenvolvimento tecnológico muda nossas expectativas e potencialidades e nos conduz a repensar o papel das Instituições de Ensino. Estas, por sua vez, serão cada vez mais influenciadas pelas TDIC, tanto móveis quanto fixas. Assim, os modelos de formação e adoção da tecnologia, as estratégias pedagógicas, os recursos computacionais, as vantagens alcançadas aqui apresentadas e discutidas e, ainda, os ambientes abertos para autoformação e colaboração podem ajudar a construir, de maneira transparente e colaborativa, a escola que queremos: uma escola que acompanhe as evoluções tecnológicas e as manifestações culturais, sociais e econômicas da contemporaneidade.

80

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s