Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica

74

Realizaram-se no dia 15 de novembro de 2016, às 14h, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica, requeridas pela Mestre Ana Lúcia Jesus Pinto, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria Eduarda Ferreira Coquet. O júri foi presidido pela Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira Pereira, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria Eduarda Ferreira Coquet, da Universidade do Minho; Doutor Adérito Fernandes Marcos, da Universidade Aberta; Doutora Sandra Susana Pires Silva Palhares, da Universidade do Minho; Doutor Nelson Troca Zagalo, da Universidade do Minho; Doutora Susana Maria Sousa Lopes da Silva, do Instituto Politécnico do Porto. Justificou a sua ausência o Doutor Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão Cardoso, do Instituto Universitário de Lisboa. No final, a candidata foi aprovada, por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Do clic ao gesto – o livro híbrido para a infância no tempo das interfaces tangíveis”


Resumo:
Pretendeu-se com este estudo contribuir para a discussão em redor do conceito livro e da conceção de novas conformações para o artefacto, dirigido a crianças. A investigação decorreu através do design de protótipos de livros híbridos para os quais se considerou, transversalmente, a exploração das potencialidades expressivas e comunicativas do livro para crianças. Para o fazer criaram-se interfaces tangíveis (TUI) que possibilitam a atribuição a artefactos materiais de capacidades de manipular estruturas algorítmicas digitais. Os enquadramentos de desenvolvimento dos projetos apoiaram-se numa estratégia Investigação através do design, delimitados por procedimentos inerentes a esta metodologia, o que permitiu assentar o estudo no desenvolvimento e na avaliação dos protótipos. Propuseram-se duas linhas de investigação distintas. Criou-se, em primeiro lugar, um protótipo designado por Bridging Book, em que se expandiram características expressivas e funcionais dos livros físicos, a partir de meios digitais. Este é um livro híbrido, desenvolvido para crianças entre os 6 e os 9 anos que resulta da combinação de um livro impresso com um tablet eletrónico, sincronizados entre si. O acesso aos conteúdos faz-se folheando o livro físico – o que altera os conteúdos digitais – e interagindo com toque e gestos com os elementos da app correspondente, instalada no tablet. A exploração do potencial narrativo e expressivo de um livro através da manipulação tangível dos ingredientes digitais da narrativa, foi a segunda linha de investigação considerada, o que deu origem aos Balões, um livro digital para crianças entre os 6 e os 8/9 anos, acessível com interação tangível através de um tablet. A narrativa deste livro constrói-se pela manipulação de tokens utilizando balões de banda-desenhada. A sua colocação sobre o ecrã desencadeia eventos narrativos na 75componente digital associados ao valor simbólico de cada balão. Considerou-se o envolvimento da criança nos processos de desenvolvimento e de avaliação dos protótipos, enfatizando diferentes papéis que estas poderão desempenhar no processo de design de artefactos, de acordo com os objetivos delineados para cada um dos projetos. Desenvolveram-se sessões com as crianças numa escola e numa biblioteca, em fases distintas do desenvolvimento dos protótipos, desempenhando estas sessões um papel crucial no desenvolvimento e na avaliação de ambos os protótipos. Esta investigação permitiu-nos delinear algumas indicações processuais sobre o desenvolvimento de artefactos com crianças, assim como contribuir para a discussão em redor da conceção, utilização e análise de livros híbridos.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s