Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação

70Realizaram-se no dia 2 de novembro de 2016, às 10h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação, requeridas pela Mestre Inês Beatriz Barbosa de Carvalho, tendo como orientador o investigador do CIEC Fernando Ilídio da Silva Ferreira. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida, tendo estado presentes os seguintes vogais:  o Doutor João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes, da Universidade do Porto; o Doutor Licínio Carlos Viana da Silva Lima, da Universidade do Minho; o Doutor Almerindo Janela Gonçalves Afonso, da Universidade do Minho; o Doutor Fernando Ilídio da Silva Ferreira, da Universidade do Minho; a Doutora Maria Teresa Guimarães de Medina, da Universidade do Porto; e a Doutora Nanci Helena Rebouças Franco, da Universidade Federal da Bahia. No final, a candidata foi aprovada, por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese:Crise, austeridade e ação coletiva: experiências de aprendizagem crítica com Teatro do Oprimido

Resumo: O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia de intervenção política, educativa e social, criada no início dos anos 1970, por Augusto Boal. De inspiração marxista, brechtiana e freiriana, este teatro busca investigar e desmontar as estruturas de poder que estão na base da opressão – nas suas múltiplas formas – visando a emancipação através do exercício dialético e do método dialógico. Esta tese procurou refletir sobre a pertinência do TO no quadro das mobilizações sociais contemporâneas contra a crise e austeridade em Portugal, a partir da experiência de um grupo de TO/associação Krizo, em Braga. Aliando de forma interpelante o debate teórico e a intervenção social e política, desenvolveu-se uma investigação participativa e militante, enquadrada numa “sociologia pública”. Foram utilizadas como fonte de dados: a participação e observação, diário de bordo, notas de campos, grupos focais, retratos sociológicos, entrevistas e registos audiovisuais. Na 1ª parte da tese identifica-se o objeto e ferramenta nucleares da investigação – o TO – e procede-se ao enquadramento metodológico: princípios, objetivos, questões de pesquisa. Na 2ª, apresentam-se os contextos, atores e narrativas: do ciclo de protestos globais à manifestação da “Geração à Rasca”, da descrição do grupo às suas ações, abordando-se, em particular, o tema da juventude e precariedade. Na 3ª, são aprofundadas algumas das iniciativas do grupo, utilizando teatro-imagem, teatro-fórum, teatro-jornal e outras técnicas. Na 4ª parte, analisam-se as experiências de aprendizagem do coletivo, partindo da tensão adaptação-emancipação e das suas tensões e controvérsias. Por fim, debate-se o panorama atual do TO face ao seu projeto emancipatório. A pesquisa empírica aponta revela e aponta possibilidades do TO: na desconstrução de ideologias e discursos dominantes; como exercício de descolonização dos corpos e subjetividades; como ferramenta de visibilização, conscientização e mobilização, salientando-se a necessidade da sua reinvenção permanente. A experiência de participação ativista traduz-se numa importante fonte de aprendizagem crítica, sendo que a precariedade surge como fator, simultaneamente, propulsor e condicionador da ação coletiva. Por fim, assinalam-se as fragilidades, limitações e potencialidades de uma investigação que se assume comprometida com a análise e a transformação do mundo. Desenvolvida numa perspetiva dialética, a investigação oscilou entre a análise da “sociedade de austeridade” e as suas consequências individuais; entre o momento atual e a história de um país e das suas conquistas democráticas; entre a discussão do fenómeno da precariedade e o seu reflexo em histórias de vida; entre os dados concretos da crise (estatísticas, relatórios, etc.) e a perceção física e emocional que se tem dela.

71

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s