Alunos do 1.º e 2.º anos têm mais horas de aulas do que os do secundário

Estudo baseado em dados oficiais da Direção-Geral da Educação conclui que, em Portugal, quem começa a escolaridade obrigatória passa mais tempo em atividades letivas do que quem está a preparar-se para entrar no ensino superior.

Assim, um horário típico do 1.º ano, incluindo as disciplinas nucleares – Português, Matemática, Estudo do meio – e ainda as Expressões, o Inglês e uma hora diária de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) acaba por resultar numa carga letiva anual de 1500 horas para os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, que comparam com as 1035 dos alunos do 12.º ano, para os quais o período da manhã, até às 13.30, é geralmente suficiente para abarcar todo o currículo.

Como o assunto afecta diretamente as crianças, uma das fontes ouvidas
na reportagem é a investigadora do CIEC Fernanda Leopoldina Viana:  “[A carga que existe atualmente no 1º ciclo] é muito excessiva para crianças tão pequenas e com uma capacidade de 66atenção muito limitada”. E embora as Expressões e AEC não sejam consideradas atividade letiva, “têm a desvantagem de ser feitas no mesmo contexto, em salas”. Está provado, prossegue, “que mais tempo de permanência nas escolas não significa melhores resultados. [Para muitas famílias], é mais cómodo e económico” o atual modelo. Contudo, ressalva, “se as crianças quiserem frequentar ballet, natação ou futebol fora da escola, ficam sem tempo para… dormir.

Leia a matéria completa em:

http://www.dn.pt/portugal/interior/alunos-do-1o-e-2o-ano-tem-mais-500-horas-de-aulas-doque-os-do-12o-5450322.html

 

 

 

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