Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Física, Lazer e Recreação

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Realizaram-se no dia 1 de julho de 2016, às 14h, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Física, Lazer e Recreação, requeridas pela Mestre Carma Natalina Pires Martins, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira. O júri foi presidido pelo Doutor José Augusto Pacheco, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, da Universidade do Minho; o Doutor José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes, da Universidade do Porto; o Doutor António Camilo Teles Nascimento Cunha, da Universidade do Minho; a Doutora Maria Isabel Dias Carvalho Neves Cabrita Condessa, da Universidade dos Açores; o Doutor João Júlio de Matos Serrano, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No final, a candidata foi aprovada, por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “A Importância das Atividades Desportivas em Escolas Internacionais. Estudo de caso sobre a Aquisição de Valores e as Motivações dos alunos”

53Resumo: Esta dissertação enquadra-se num contexto de alteração paradigmática ao nível do ensino e do modelo de educação, de passagem do paradigma cartesiano, ao qual se associa uma forma simplificada e/ou simplificadora de análise da realidade, para um paradigma assente na complexificação, no sentido que lhe atribui Morin. Esta alteração paradigmática preconiza, necessariamente, alterações na forma de organização curricular, ao perfilhar a assimilação simultânea da simplicidade e da complexidade na leitura do real, a substituição da rigidez da lógica clássica pela incorporação das noções complementares e antagónicas, por complemento do conhecimento da integração das partes ao todo com o reconhecimento do todo nas partes. Em linha com estas mudanças de paradigma, este trabalho aborda a problemática do currículo integrado, organizado por temas transdisciplinares, numa escola internacional. Dividido em dois estudos, esta dissertação apresenta como objetivo central no estudo I – perceber, justamente, quais os valores percecionados pelos alunos daquela escola no que respeita à prática da educação física e à prática da atividade desportiva extracurricular, e no estudo II – visa compreender quais as motivações que levam os jovens àquelas práticas (educação física e atividades desportivas). Considerando que os valores orientam a tomada de decisão e as escolhas dos indivíduos, e que a escola assume um papel fundamental na formação dos alunos, parte-se da teorização de Rokeach sobre os valores, e da de Schwartz sobre as motivações e sua aplicação em estudos transculturais, para concretizar o objetivo patente nesta investigação. Para tal, utiliza-se na análise empírica o questionário, Youth Sport Values Questionnaire (YSVQ-2), de Lee & Whitehead (2002), já amplamente testados na investigação empírica para analisar um conjunto de valores nas dimensões morais, de competência e de status, bem como o questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD), de Matos & Cruz (1997) para percecionar o conjunto de motivações para a prática desportiva.

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