Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Matemática

46

Realizaram-se no dia 14 de junho de 2016, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Matemática, requeridas pelo Mestre Domingos Dias, tendo como orientador o investigador do CIEC Pedro Manuel Baptista Palhares. O júri foi presidido pelo Doutor Nelson Manuel Viana Silva Lima, tendo estado presentes os seguintes vogais:  o Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, da Universidade do Minho; o Doutor Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra; a Doutora Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; o Doutor Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva, da Universidade da Beira Interior; a Doutora Maria Alexandra Oliveira Gomes, da Universidade do Minho; e a Doutora Maria Helena Silva Sousa Martinho, da Universidade do Minho. No final, o candidato foi aprovado, por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Estudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola. Aplicações à Educação Matemática”

47Resumo: A etnomatemática e a educação matemática constituem as grandes temáticas deste trabalho. É uma resposta à diversidade cultural, em prol de maior equidade na aprendizagem de uma matemática com significado. Para a conexão dicotómica destas temáticas e com base nos conhecimentos endógenos do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola, buscamos e mostramos os conhecimentos matemáticos em artefactos deste grupo, a partir dos quais construímos tarefas direcionadas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Construiu-se uma primeira versão das tarefas, a qual foi primeiro sujeita a uma revisão crítica por um professor português de larga experiência profissional nesta matéria. Seguiu- -se a revisão crítica de um grupo de professores primários angolanos com experiência na lecionação a alunos desta comunidade (participantes no estudo – grupo PNN). A versão final das tarefas foi aplicada no contexto de formação em duas turmas de futuros professores portugueses do 1.º ciclo do ensino básico, alunos de cursos de licenciatura (grupo A) e de mestrado (grupo B) de duas universidades portuguesas, no sentido de se verificar a sua adequabilidade e relevância didática. Recolhemos e analisamos as produções e comentários dos participantes. Para uma análise alargada dos dados elaborou-se um inquérito por questionário fundamentado nos comentários do grupo PNN o qual foi aplicado aos grupos A e B após as sessões. Os objetivos deste estudo constituíram-se: i) na análise e reconstrução de elementos matemáticos na tradição do povo Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola; ii) na construção de tarefas para a educação matemática que usem a tradição do povo Nyaneka-nkhumbi como contexto cultural integrador. De modo particular, visa averiguar o impacto das tarefas aplicadas: se são significativas no contexto do 1.º ciclo do ensino básico da comunidade Nyaneka-nkhumbi de Angola e, não só, também no contexto português onde se regista um número considerável de emigrantes africanos e de todo o mundo. Este trabalho está alicerçado na linha de investigação de DꞌAmbrósio, Gerdes, Palhares e tantos outros. Parece-nos uma área de investigação nova e rica de conhecimentos matemáticos/geométricos inéditos, que propicia materiais didáticos com potencial para serem utilizados em diversas partes do mundo. A análise das produções, comentários e resposta ao inquérito por parte dos participantes produziram resultados positivos. Esperamos que com este estudo estejamos a contribuir para uma educação contextualizada e uma valorização de culturas no campo da ciência quer a nível local, quer a nível global. Estaremos, também, a promover e a estimular o gosto pela matemática a qual é temida por muitos em certos lugares e a elevar o nível da matemática para o sucesso escolar.

3 thoughts on “Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Matemática

  1. É um tema de actualidade com pendor pedagógico aceitável em qualquer parte do mundo. Grande contributo para educação MATEMÁTICA. Gostaria obter este trabalho. Tenho certeza de que me ajudaria nas minhas actividades como professor de matemática.

    Felicidades ao DOUTOR DOMINGOS DIAS.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s