Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular

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Realizaram-se hoje, 09 de junho, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela investigadora do CIEC, Mestre Cidália Maria Dias Alves, tendo como orientadora Maria Luísa Garcia Alonso, também investigadora do CIEC. O júri foi presidido pelo Doutor Bento Duarte da Silva, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Maria Luísa Garcia Alonso, da Universidade do Minho; o Doutor José Carlos Bernardino Carvalho Morgado, da Universidade do Minho; a Doutora Preciosa Teixeira Fernandes, da Universidade do Porto; a Doutora Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes Tomaz, da Universidade de Aveiro;  e a Doutora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, da Universidade do Minho. No final, a candidata foi aprovada, por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um Movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica portuguesa”

44Resumo: A mudança, enquanto característica social e, por conseguinte, atributo da realidade escolar, exige, à investigação e aos investigadores, um olhar abrangente e uma visão simultaneamente meta-analítica e prospetiva sobre propostas transformadoras e eficazes para as necessidades da sociedade e da educação do século XXI. Nessa perspetiva, foi realizado este estudo sobre o Projeto PROCUR – Projeto Curricular e Construção Social. Iniciado nos anos noventa do século XX, no âmbito da formação de professores na Universidade do Minho, foi ampliando o seu campo de incidência por várias fases e contextos de desenvolvimento, numa adequação à constante evolução das políticas educativas e formativas, salvaguardando, todavia, os seus princípios, fundamentos e valores. Movidos pelo objetivo de compreender e perspetivar o PROCUR enquanto Projeto e Modelo de inovação educativa e formativa em Portugal, centrado no constructo de integração curricular, desenvolvemos uma investigação tripartida entre o passado, o presente e o futuro, o que nos permitiu a construção de uma conceção diacrónica sobre o percurso e as encruzilhadas rumo à mudança. Recorremos, para tal, a uma aproximação metodológica integrada, sustentada no paradigma qualitativo, constituindo o estudo de caso com uma abordagem histórica a opção mais congruente com os objetivos traçados. A revisão de literatura e as entrevistas a informantes-chave constituíram os procedimentos de recolha de dados utilizados. Os resultados provenientes desta triangulação de dados apresentam o PROCUR como um referencial de inovação curricular e pedagógica, tendo um impacto significativo nas políticas educativas e nas práticas escolares e formativas em Portugal nos últimos vinte e cinco anos continuando a configurar os quadros axiológicos, teóricos e práticos de muitos profissionais e instituições educativas e formativas em Portugal. Estas repercussões denotam a importância das perspetivas curriculares e organizacionais integradoras e globalizantes, numa lógica de investigação e reflexão em torno da criação e sustentação de comunidades de aprendizagem.

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