“A escola mudou pouco, os adolescentes mudaram muito”

105Em matéria do Público acerca do estudo da Organização Mundial da Saúde sobre a adolescência, a investigadora do CIEC Beatriz Pereira foi uma das fontes tidas como referência na análise da relação entre jovens e escola, nomeadamente no quesito “bullying”.

O estudo mostra que os adolescentes portugueses são dos que se sentem mais apoiados pela família, têm consumos de álcool ligeiramente abaixo da média observada noutros pontos do globo e, mais dos que os outros, quando têm relações sexuais usam preservativo. Boas notícias, portanto. Mas — e esta é a primeira má notícia — a escola em Portugal é pouco amada.

Aceda a matéria na íntegra clicando no link abaixo:

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/a-escola-mudou-pouco-os-adolescentes-mudaram-muito-1726244?page=-1

 

One thought on ““A escola mudou pouco, os adolescentes mudaram muito”

  1. Estimada Doutora Beatriz
    O seu tema é muito relevante e comum em outros países. São dificuldades do cotidiano enfrentadas por muitos educadores e alunos. Alguns esperançosos por mudanças e embuidos de esforços para isso. Já para outros, o desgaste toma costa e a esperança de que um dia irá mudar fica cada vez mais distante. No Brasil não é diferente. O bullying é praticado em casa entre os familiares e se estende na escola. Se o educador não souber lidar com esta situação passa a praticar bullying até mesmo sem saber que pratica, tem-se ai um caos estabelecido. A criança cansada da escola que não protege, que não cativa, que não acolhe não deixa de frequentar, mas quando está presente, mas muitas vezes vem por imposição, obrigação, mas não por prazer, porque acredita no seu desenvolvimento via educação e o ensino, por consequência, se perde, bem como, a aprendizagem. Somos docentes e não desistimos. Abraços afetuosos

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s