Investigadoras do CIEC vencem prémio ADMEE 2016

 

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As investigadoras do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, Patrícia Santos, doutoranda em Ciências da Educação, e Maria Assunção Flores, orientadora da tese de doutoramento, foram galardoadas com o prémio ADMEE 2016 no 28º Congresso Internacional da “Association pour le Développement des Méthodologies d’évaluation en éducation” (ADMEE), que decorreu na Universidade de Lisboa, entre 13 e 15 de janeiro de 2016, com a comunicação Avaliar para aprender: Um estudo sobre conceções e práticas de avaliação com estudantes e docentes do Ensino Superior.

O congresso reuniu cerca de 400 participantes na Universidade de Lisboa oriundos de vários países francófonos e lusófonos. O trabalho vencedor apresenta resultados da primeira fase do estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (SFRH/BD/94152/2013), que procura compreender as conceções e práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação de docentes e estudantes do Ensino Superior de diversas áreas: Ciências Exatas, Engenharia e Ciências Sociais, de duas universidades públicas portuguesas.

Sobre o estudo:

O Processo de Bolonha introduziu mudanças nas universidades europeias e Portugal não foi exceção. Este processo implicou a reestruturação dos cursos e dos curricula, com implicações nas metodologias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Neste âmbito, enfatiza-se a valorização do caráter transdisciplinar do conhecimento, a inovação pedagógica e a centralidade da aprendizagem do estudante, da sua autonomia e do desenvolvimento de competências técnicas e transversais como condição fundamental para a excelência pedagógica no Ensino Superior, em oposição a lógicas de ensino mais tradicionais.

Na primeira fase do estudo, foram realizados 39 grupos focais com estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Superior, num total de 234 estudantes e 13 grupos focais com docentes, num total de 65. Os resultados apontam para tensões entre conceções e práticas de avaliação, nomeadamente quanto ao uso dos chamados métodos tradicionais, como testes e exames, que continuam a ser dominantes, e os métodos alternativos, como é o caso dos portefólios e dos trabalhos de projeto em equipa, tanto no discurso dos docentes como no dos estudantes. Se, por um lado, valorizam a avaliação formativa e o uso do feedback como meio de potenciar a aprendizagem, por outro, admitem que há constrangimentos, nomeadamente a falta de tempo, o número de alunos por turma, a cultura académica dominante e a necessidade de formação e apoio neste domínio. Estes e outros resultados apontam para a necessidade de se desenvolverem e avaliarem práticas de Avaliação para a Aprendizagem no Ensino Superior, que vai ser objeto de um projeto de intervenção/formação, em 2016, com alunos e docentes com vista a testar o uso de mecanismos de avaliação formativa para potenciar a aprendizagem dos alunos através da avaliação. A abordagem da “Avaliação para a aprendizagem”, que recorre a mecanismos contínuos de feedback entre professor e aluno para ajustamento das estratégias de ensino e das atividades de aprendizagem tem sido apontada como base para a inovação pedagógica no Ensino Superior, proporcionando experiências significativas e formativas positivas, nomeadamente: envolvimento ativo dos estudantes, maior apoio do professor, design curricular flexível, oportunidades de diálogo através do feedback formal e informal, aprendizagem entre pares, oportunidades de investigação e aprendizagem autorregulada e autónoma com efeitos na aprendizagem e nos resultados académicos dos alunos.

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