Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular

18Realizaram-se no dia 29 de outubro 2015, às 15h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Maria João Rodrigues de Oliveira Lapo, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Maria Assunção Flores Fernandes. O júri foi presidido pelo Doutor José Augusto de Brito Pacheco, tendo estado presentes os seguintes vogais: o Doutor Domingos Manuel Barroso Fernandes, da Universidade de Lisboa; a Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, da Universidade do Minho; a Doutora Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo, da Universidade de Coimbra; a Doutora Maria de Lurdes Dias de Carvalho, da Universidade do Minho; o Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, da Universidade do Minho. No final, a candidata foi aprovada por unanimidade, com a menção de “Muito Bom”.

Título da Tese: “Formação e avaliação de desempenho: contributos para o desenvolvimento profissional”

Resumo: O objetivo central desta investigação consiste em conhecer as visões dos avaliadores e dos avaliados acerca da vertente formativa da avaliação de desempenho (ADD), compreender os processos de ADD na sua vertente formativa na perspetiva de avaliadores e avaliados; analisar as repercussões da ADD no desenvolvimento profissional (DP) na perspetiva de avaliadores e avaliados; conhecer as perspetivas de ambos sobre a relação avaliador/avaliado no processo avaliativo; compreender processos e práticas de ADD a partir da perspetiva de avaliadores e avaliados e, por fim, analisar a importância da formação em avaliação no contexto da ADD na perspetiva de avaliadores e avaliados. Para tal, realizámos um estudo com base numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), com recurso ao inquérito por questionário, à entrevista e à workshop num agrupamento de Escolas de Lisboa. Neste estudo participaram quarenta professores que responderam ao inquérito por questionário (1ª fase do estudo), quinze professores que foram entrevistados (2ª fase) e treze professores que integraram a workshop (3ª fase) no ano letivo de 2013/2014. Os resultados obtidos permitem compreender os contributos da ADD para o DP. Assim, por um lado, observamos nos inquiridos indefinição e discrepâncias entre avaliadores e avaliados. Por outro lado, podemos observar um posicionamento claro, sendo que alguns entrevistados concordam que a ADD pode contribuir para o DP enquanto outros não lhe reconhecem nenhum contributo. Relativamente às repercursões da ADD na melhoria das práticas pedagógicas, podemos constatar divergências quer nos inquiridos, quer nas opiniões dos entrevistados. Similarmente, podemos identificar diferenças, nomeadamente, na vertente formativa: por um lado, há entrevistados que consideram que a ADD deveria ser formativa, por outro, há quem não lhe reconheça essa vertente na prática. No que diz respeito ao contributo para a melhoria da prática pedagógica, uns apontam para repercussões positivas, como a reflexão e a melhoria e outros para repercussões negativas, como o desfavorecimento e os sentimentos negativos, nomeadamente receio, medo e injustiça. No atinente à relação entre avaliador/avaliado e ao modo como esta visão influencia o processo de ADD, a leitura dos resultados aponta para a indefinição dos inquiridos avaliados e para a abstenção dos avaliadores. Por oposição, podemos concluir que a maioria dos entrevistados assume uma posição mais clara. Nas experiências como avaliador/avaliado os relatos salientam experiências positivas como a partilha e o bom ambiente e experiências negativas como o desfavorecimento de alguns avaliados e a existência de quotas. Já na relação entre avaliador/avaliado apontam para uma boa relação e para a sua qualidade. 17Da influência desta relação no processo da ADD ressaltam a influência positiva e os benefícios, mas também admitem a falta de autenticidade e alguns constrangimentos, nomeadamente o desfavorecimento, as quotas, o desagrado do cargo de avaliador e a sua obrigatoriedade, a falta de formação, as classificações redutoras, as reações negativas, a falta de consenso, a solicitação de entrevista, salientando sentimentos de angústia, de nervosismo e de revolta. Relativamente à forma como a formação em avaliação influencia o processo de ADD, os resultados apontam para grande indefinição e para discrepâncias no posicionamento dos inquiridos avaliadores e avaliados. Os entrevistados assumem posicionamentos antagónicos. Assim, no que diz respeito às formações em ADD, as afirmações dividem-se: uns tiveram essa formação e outros não. No atinente à utilização dos docentes residentes formados em ADD, há testemunhos que relatam o seu aproveitamento e também os há que não concordam. No que se refere à formação em ADD, os testemunhos divergem, uns fizeram ações de formação e outros não detêm formação específica em ADD. A investigação desenvolvida remete-nos para a necessidade de criar e manter uma cultura avaliativa nas escolas e encará-la como uma ponte para o desenvolvimento profissional, devendo para tal as escolas e agrupamentos promover momentos de formação em ADD para avaliadores e avaliados. Os resultados obtidos permitiram olhar para uma realidade a partir do ponto de vista de um conjunto de professores e reconhecer que, apesar de algumas ambiguidades, há, do ponto de vista dos participantes, a possibilidade de a ADD se tornar um processo formativo, com contributo para a aprendizagem de avaliadores e avaliados, caso os atores envolvidos ambicionem trabalhar essa vertente e fazer dela, por assim dizer, a bandeira por excelência da avaliação com intenções éticas, justas e transparentes que possibilitarão o crescimento conjunto de avaliadores e avaliados.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s