Pesquisa coordenada por investigador do CIEC elogiada em Editorial na Revista Portuguesa de Pneumologia

13O trabalho de investigação de equipa coordenado pelo Profesosor José Precioso, investigador do CIEC, sobre a proteção das crianças ao fumo passivo em casa, foi recentemente elogiado em Editorial na Revista Portuguesa de Pneumologia.

Entre os produtos finais da pesquisa está o artigo “Children’s exposure to second hand smoke at home: A cross-sectional study in Portugal”, publicado no nº 4 do volume 21 da Revista Portuguesa de Pneumologia, que mereceu uma referência elogiosa num Editorial da mesma revista, pela Doutora Maria Sofia Cattaruzza, investigadora do Departamento de Saúde Púbica e Doenças Infeciosas, da Universidade Sapienza (Roma, Itália).

A autora sublinha a importância dos dados encontrados no estudo português, com 3187 crianças de todo o país (incluindo ilhas): mais de 60% destas crianças vivem com um fumador, estando expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa. A investigadora alerta para a necessidade de despoluição do ar nas casas e nos carros, com vista à proteção da saúde das crianças, salientando, por um lado, a importância de ter em consideração estes dados em programas de promoção da saúde e, por outro, desenvolver campanhas de saúde pública com o objetivo de consciencializar para os danos causados pela exposição ao fumo passivo, modificando hábitos tabágicos em casa, se for o caso, e implementando regras de consumo de tabaco dentro de casa, promovendo ambientes livres de fumo.

O artigo foi desenvolvido no âmbito do projeto “Prevenção da exposição de crianças ao Fumo Ambiental de Tabaco (FAT) no seu domicílio”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. PTDC/CPE-CED/098281/2008).

Mais informações podem ser encontradas nos links para o artigo:

Paulo D. Vitória, José Cunha Machado, Ana Carolina Araújo, Sofia B. Ravara, Catarina Samorinha, Henedina Antunes, Manuel Rosas, Elisardo Becoña, José Precioso. Children’s exposure to second hand smoke at home: A cross-sectional study in Portugal. Revista Portuguesa de Pneumologia (English Edition) 2015;21(4):178-184.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2173511514001237

E para o Editorial:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2173511515001219

Maria Sofia Cattaruzza. Tobacco-free homes for tobacco-free generations: establishing positive smoke-free role models for youth. Revista Portuguesa de Pneumologia (English Edition) 2015;21(4):173-174.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s