“O ensino é muito mais do que uma atividade técnica”

126O site Educare.pt publicou no último dia 4 de Agosto uma extensa matéria sobre as recentes visitas da investigadora do CIEC Maria Assunção Flores à universidades no Japão e Nova Zelândia.

Em síntese, “O Ensino do Futuro, Hoje” foi o tema em destaque na Nova Zelândia. Discutiram-se os desafios e exigências do ensino na atualidade no sentido de preparar os alunos para um futuro que está próximo mas que é incerto e complexo. “O tema do congresso capta bem o sentido de urgência, de entusiasmo e de desafio que enfrentamos nos tempos atuais, em particular as abordagens que têm impacto no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem”, refere Maria Assunção Flores.

Já na Japão, “Desafiar as Disparidades na Educação: Promover uma Educação de Qualidade para Todos” foi o eixo central em debate, em conjunto com Vários assuntos como o desenvolvimento do currículo e suas conceções, a avaliação e estratégias de ensino e aprendizagem, o papel das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula, as lideranças escolares e o impacto das políticas educativas no trabalho dos professores e nas aprendizagens dos alunos, entre outros. “Uma das questões em debate foi a análise da expansão global, à escala mundial, da chamada ‘educação paralela’ e das suas implicações para a profissão docente bem como os seus efeitos: exacerbam-se ou minimizam-se as disparidades?”.

Leia na íntegra a matéria clicando http://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=77203&langid=1.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s