Conheça alguns dos mais recentes lançamentos de obras organizadas, participadas ou publicadas por investigadores do CIEC em 2015:
Organização da investigadora do CIEC Beatriz Pereira:
“EUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE, interfaces ao desenvolvimento humano”
O livro reúne textos de autores dos mais diversos grupos ou núcleos de pesquisa e instituições de ensino superior, distribuídos, principalmente entre o Brasil e Portugal. Imbricados em três eixos temáticos, os capítulos levantam questionamentos e trazem reflexões sobre o ser humano em sua complexidade e natureza. O Desenvolvimento Humano é abordado enquanto processo e produto das interações do indivíduo com o ambiente por meio das redes de pesquisadores envolvidos. Enquanto que a relação entre Atividade Física e Saúde é contemplada em múltiplos olhares sobre a inatividade, o sedentarismo e a obesidade, o Lazer é discutido a partir de sua complexidade e abrangência no desenvolvimento pessoal, social e profissional. A obra, produzida por várias mãos brasileiras e portuguesas, registra um momento importante no espaço de expressão da língua portuguesa, porém não conclusivo. Além de ressaltar a parceria e a cumplicidade enquanto condições fundamentais para o avanço científico, revela a sintonia de propostas investigativas para alargar as fronteiras do conhecimento e auxiliar na construcão de um mundo melhor.
Organização dos investigadores do CIEC Maria Assunção Flores e Fernando Ilídio:
Este terceiro volume, intitulado Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas, está organizado em três partes que apresentam contributos de investigação de diversos autores de vários países da Europa e da América Latina, com especial incidência nas questões da formação contínua e do desenvolvimento profissional docente. Além da convergência das temáticas, os vários textos são fruto de conhecimento produzido no âmbito de projetos de investigação, com dimensões de formação e de interação com a sociedade, e da análise e reflexão sobre políticas e práticas de formação e desenvolvimento profissional.
Capítulo do investigador do CIEC Manuel Sarmento:
“EDUCAÇÃO INFANTIL em jornada de Tempo Intregal: dilemas e perspectivas”
A educação básica em jornada de tempo integral tem sido adotada como política em diferentes momentos e lugares deste país, geralmente na etapa do ensino fundamental. Ao lado dessas experiências, a educação das crianças de zero a seis anos tem em sua tradição a oferta em jornada de tempo integral em grande parte das instituições. Por trás dessa tradição, existem fatores de naturezas diversas e provavelmente complementares, como os socioeconómicos e os políticos. E os aspectos educacionais, como se apresentam nessas experiências? Como se articulam com os demais condicionantes? A oferta da educação infantil em jornada de tempo integral está fundamentada em uma proposta de educação integral? Que implicações a frequência da criança em jornada de tempo integral traz para as práticas pedagógicas? E para a organização e administração escolar?
Capítulo da investigadora do CIEC Cristiane Lima Nunes:
“ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM”
Numa obra de caráter absolutamente multidisciplinar em que são vários os temas e vários os autores de cada uma das áreas, seria efetivamente possível que este prefácio fosse elaborado por alguém de referência nesta área. Contudo, pareceu-me na realidade que, considerando o real objetivo desta obra, o Prefácio fosse o rosto das crianças em que pensei quando decidi colocar mãos à obra na organização deste livro. São estas crianças que diariamente precisam da nossa ajuda; da nossa ajuda enquanto pais e profissionais da Educação e da Saúde. Como tal, alguns deles decidiram participar quando lhes contei o objetivo. Por questões de sigilo o nome será omitido. Mas no seu teor, o que escrevem faz-nos na realidade pensar que devemos estar aqui para eles e por eles:
Bom dia . Como faço para adquirir os livros? Estou no Brasil
Olá, Christine.
Como está no Brasil, sugerimos que procure no site do CIEC o email do investigador da publicação em causa e tente o contactar diretamente, questionando sobre a possibilidade de remessa.