Investigador do CIEC homenageado

homenagem-nelson-lima

No último dia 24 de Junho o investigador colaborador do CIEC Nélson Lima foi homenageado depois de desempenhar o cargo de professor-visitante na Universidade Federal de Lavras (UFLA/BRASIL) por um período de 12 meses, compartilhando sua experiência com estudantes e professores e contribuindo para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA (PPMA) e da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA).

Estudantes e professores prestaram homenagem ao professor Nelson Lima, com a entrega de uma placa em agradecimento pela temporada na Universidade e pela colaboração singular em diferentes aspectos: ministração de aulas, cursos, treinamentos, orientações, pesquisas e publicações conjuntas em periódicos com alto fator de impacto.

A professora Rosane Schwan (DBI/UFLA), coordenadora do Programa e diretora da CCMA, quis ressaltar a contribuição do professor Nelson Lima durante o período sabático na Universidade. “Aprendemos muito com ele. Só temos a agradecer pela convivência e por ter escolhido a UFLA para compartilhar sua experiência e conhecimentos”, destacou.

Para Nelson Lima, a estadia na UFLA será para sempre uma lembrança memorável. Em seu agradecimento, ressaltou a importância de conviver com uma equipe de trabalho altamente capacitada, a dedicação dos jovens estudantes e as excelentes condições de trabalho. “Temos aqui um ambiente e infraestrutura favoráveis a grandes projetos de pesquisa. Tenho a certeza de que o processo de internacionalização da UFLA será cada vez mais acentuado”, reforçou.

Durante o ano na UFLA, o professor Nelson Lima participou de diversos projetos de pesquisa, participou de defesas de dissertações e teses e ofereceu diversos cursos e treinamentos. Também participou de eventos nacionais e internacionais estampando em seu crachá o nome UFLA.

Dentre as ações que se empenhou na Instituição, vale destacar a contribuição para a o reconhecimento internacional da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA). Com a sua orientação e rede de colaboração, na função de consultor internacional, foi realizada nesta semana a primeira auditoria interna e a Coleção está preparada para requerer a auditoria externa por um órgão independente e externo a comunidade acadêmica para fins de certificação ISO 9001:2008.

Com a certificação, a Coleção da UFLA será a 2ª brasileira e a 27ª no mundo, dentre 670 cadastradas, a possuir o selo de reconhecimento internacional. Em maio de 2015 a CCMA foi registrada na World Federation for Culture Collections (WFCC), órgão internacional de registro de coleções e biodiversidade microbiana.

A auditoria interna foi realizada na quarta-feira (24/6), pela pesquisadora da Universidade de Minho, Portugal, Nicolina Dias, auditora independente da ISO 9001.

A CCMA está situada no Laboratório de Fisiologia e Genética de Microrganismos, integrante do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA. O acervo, em torno de 4.000 linhagens, inclui bactérias, leveduras e fungos filamentosos, isoladas de diferentes substratos como solos, compostagem, silagem, frutos diversos, bebidas indígenas, café e cacau. Estas linhagens, isoladas ao longo dos últimos 18 anos de pesquisa, são preservadas através dos métodos de liofilização e criogenia.

De acordo com a diretora da CCMA, professora Rosane Schwan, o reconhecimento internacional é mais um orgulho para a Universidade, pois demonstra que a Coleção atende a um conjunto de critérios de qualidade e requisitos baseados em regulamentações internacionais. “ O registro dará mais visibilidade internacional para os trabalhos que fazemos e colocará a Coleção da UFLA à disposição da comunidade acadêmica mundial”, considera.

“Aprendemos muito com ele. Só temos a agradecer pela convivência e por ter escolhido a UFLA para compartilhar sua experiência e conhecimentos”

Confira a série de reportagens realizadas sobre as ações do professor Nelson Lima na UFLA:

http://www.ufla.br/ascom/2014/09/24/focando-a-internacionalizacao-pos-graduacao-em-microbiologia-agricola-da-ufla-oferece-cursos-avancados/

http://www.ufla.br/ascom/2014/10/09/professores-visitantes-da-ufla-sao-homenageados-na-universidade-federal-de-pernambuco-ufpe/

http://www.ufla.br/ascom/2014/11/18/ciclo-de-palestras-em-microbiologia-enfatiza-inovacao-e-internacionalizacao/

http://www.ufla.br/ascom/2014/11/28/colecao-de-culturas-da-microbiologia-agricola-da-ufla-implementa-sistema-de-gestao-da-qualidade/

http://www.ufla.br/ascom/2015/02/03/ufla-e-universidade-de-minho-realizam-curso-internacional-com-foco-em-micologia-e-seguranca-alimentar/

http://www.ufla.br/ascom/2015/03/16/colecao-de-culturas-da-microbiologia-agricola-da-ufla-ganha-reconhecimento-internacional/

http://www.ufla.br/ascom/2015/03/24/ufla-realiza-ultimo-modulo-do-curso-luso-brasileiro-seguranca-e-higiene-alimentar/

Nelson Lima é o fundador e diretor da Coleção Portuguesa de Culturas de Fungos Filamentosos Micoteca da Universidade do Minho – MUM. Foi editor associado das revistas Journal of Applied Microbiology, Letters in Applied Microbiology (2006 a 2013) e é atualmente editor do The Open Mycology Journal. É avaliador de mais de 50 revistas internacionais da especialidade, bem como de projetos e de várias agências internacionais de financiamento à pesquisa, como por exemplo, no Chile (Conicyt), Brasil (Finep), Bélgica (Belsop) e na Comissão Europeia (FP7: Infrastructures – Data infrastructures for e-Science). De 2007 a 2010, foi membro da Direção Executiva da Federação Mundial das Coleções de Culturas (WFCC) e atualmente é o presidente da Organização Europeia das Coleções de Culturas (ECCO) para o mandato 2013-2016. Professor catedrático da Universidade de Minho e investigador colaborador do CIEC, orientou 28 dissertações de mestrado e 21 teses de doutoramento. Tem mais de 200 trabalhos publicados e perto de 300 comunicações e conferências em eventos científicos. Na base de dados Web of Science, tem 98 artigos publicados, e 99 na Scopus, o que lhe confere um ‘Fator H 22’, em virtude do alto número de citações. Durante o ano letivo de 2008, foi professor-visitante do Exterior na Universidade Federal de Pernambuco, e, nos últimos 12 meses, atuou como professor-visitante do Exterior, com bolsa Capes, no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s