Últimos lançamentos do CIEC

livros

“Educação Sexual na Promoção da Inteligência Emocional” e “Casas Muito Doces”, são os dois mais recentes livros publicados por investigadores do CIEC.

O primeiro, de autoria das professoras Daniela Silva e Zélia Anastácio, “aborda a relação entre a Educação Sexual e o desenvolvimento da Inteligência Emocional, trabalhada através de uma investigação e intervenção com uma turma de alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Pretendeu-se aprofundar o conhecimento a cerca do desenvolvimento da Inteligência Emocional e a sua relação com a Educação Sexual, mais especialmente no domínio dos relacionamentos interpessoais. Partindo da observação de problemas relacionais, de competitividade e de falta de empatia entre as crianças, procurou-se compreender o impacto que determinadas estratégias de Educação Sexual poderão ter a nível do desenvolvimento de competências inerentes à Inteligência Emocional.”.

o segundo título, de autoria da professora Sara Reis da Silva, “apresenta um novo estudo sobre as reescritas de Hänsel und Gretel. Nele, ilustra a vasta divulgação internacional deste conto com numerosos exemplos de edições em diferentes paises e segue o trilho da recepção portuguesa desde meados do século XIX até ao presente, dedicando especial atenção a novas histórias de Hänsel e Gretel de data recente, que claramente se destacam pela originalidade e pela qualidade literária. (…) As muitas traduções e reescritas portuguesas que se seguiram ao longo de quase 150 anos, e que Sara Reis da Silva tão bem soube recolher, seleccionar e apresentar neste volume, dão mostra da vitalidade do conto na literatura para crianças e dão também mostra da criatividade de tradutores, escritores e ilustradores. “Casas muito doces: Reescritas infanto-juvenis de Hünsel e Gretel”, de Sara Reis da Silva, permite a estudiosos e outros leitores interessados aceder à história da recepção internacional do famoso conto dos Irmãos Grimm e compreender, através dos muitos exemplos dados, de que modo procedimentos de recriação contribuem para revitalizar e rejuvenescer velhos contos e assim lhes garantir a perenidade”.

Conheça estes e um extenso historial de publicações de investigadores do CIEC na nossa montra virtual disponível no site institucional do CIEC: www.ciec-uminho.org

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s