“Já não se pensa só no adulto quando se fala de violência doméstica”

339As políticas contra violência doméstica também já se dirigem para as crianças, refere a investigadora do CIEC Ana Sani, citada pelo site noticioso TVi24, em declarações nas Jornadas Técnicas “Do (outro) lado da Família: (Des) Construir conceitos, estereótipos e relações”, promovidas pela Rede Nacional de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (ReNCAFAP) e pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

“Antes estava “voltada para a vertente adulta”, hoje “dirige-se também para os mais novos” e o próprio Estado tem assumido essa perceção do risco de crianças expostas à violência entre pais, sendo até estas “as mais sinalizadas”.

Contudo, como sublinha a investigadora, quando as crianças não são as vítimas diretas da violência, é mais difícil sinalizá-las, porque os indicadores, como a tristeza ou a ansiedade, são “menos visíveis”.

Ana Sani é docente na Universidade Fernando Pessoa e ingressou no CIEC neste ano de 2015. Entre as suas principais linhas de investigação estão temáticas como violência, vitimação, crime, crianças em risco, justiça, prevenção, proteção ou o controlo social.

Leia na íntegra a matéria do site TVi24 clicando aqui.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s