Realizou-se no último dia 4 de Maio, na Universidade de Vigo, reunião que anunciou o lançamento da 3º edição do programa “IACOBUS”, um projeto de intercâmbio aos moldes do conhecido “ERASMUS”, abrangendo docentes, investigadores e funcionários do Ensino Superior e Politécnico do Norte de Portugal e da Galiza.
A sessão foi organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – Galiza e Norte de Portugal (GNP – AECT), entidade gestora do Iacobus e para além dos seus principais responsáveis, contou com a presença do Vice-Presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, o director geral de Relações Exteriores da Junta, Xésus Gamallo, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, e com os reitores da Universidade de Vigo, Salustiano Mato, e de inúmeras outras universidades e politécnicos de Portugal e Galiza. Houve ainda lugar a um testemunho de três participantes do programa, um deles Alexandre Rocha, Gestor de Ciência e Tecnologia do CIEC.
Nas palavras de Salustiano,o valor qualitativo de programas como o IACOBUS incide “na sua utilidade do ponto de vista institucional, a dar frutos e ser embrião de novos projetos” sendo um canal para estreitar laços nas universidades, especialmente de convocatórias estratégicas como para o Horizonte 2020. Por seu turno, Emídio Gomes destacou o projeto como meio de “estreitar a distancia entre o ensino superior e o sector produtivo”, que em ambos lados da fronteira somam quase meio milhão de pequenas e médias empresas.
Entre os beneficiados pelo programa, Alexandre Rocha destacou a importância da existência deste género de iniciativa, sem a qual não seriam possíveis este intercâmbios que reforçam os laços entre dois povos irmãos.
Mais informações sobre o projeto e como participar na página do GNP-AECT: