“Brincar é como respirar”

38049

38049

O que devem fazer as crianças antes de entrarem no 1.º ciclo?
Esta é a interrogação com que se inicia a matéria do site “Educare.pt”, a respeito de matéria que aborda as vivências infantis desde a mais tenra idade.

O trabalho tem o respaldo da psicóloga Rita Castanheira Alves, especializada na área infantil e juvenil, da professora Maria José Araújo, docente da ESE do Porto e da Professora Maria Cristina Cristo Parente, investigadora do CIEC cuja pesquisa foca-se especialmente na aprendizagem e desenvolvimento pré-escolar e em contexto de creche.

“De facto, o processo de educação da criança ocorre num continuum entre os contextos de educação não formal e os contextos de educação formal, entre os quais se destaca e família e os contextos de educação de infância. Naturalmente que a criança constrói muitas aprendizagens e se desenvolve nos contextos da educação informal através dos processos de socialização nas relações intrafamiliares e extrafamiliares. Mas este tipo de resposta, por si só, parece não ser suficiente tendo em conta as muitas solicitações das famílias e os limitados apoios na sociedade atual urbanizada, globalizada e multicultural. O contexto da educação de infância emerge como uma alternativa mais consistente e integrada para, em colaboração com as famílias, responder ao desafio da educação das crianças pequenas”, destaca a investigadora.

Consulte o artigo na íntegra clicando aqui.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s