Diretora do CIEC internacionaliza o centro na Universidad de La Frontera, Temuco – Chile

62

Profª Graça S. Carvalho, acompanhada pela professora Dayand Valenzuela, Diretora de Ensino do Colégio Pumahue, bem como pelos Professores do Departamento de Ciencias Químicas y Recursos Naturales da UFRO, Filipe Gallardo e Cledir Santos

A diretora do CIEC, Professora Graça S. Carvalho, participa na semana de 06 a 10 de abril, num conjunto de ações de internacionalização na Universidad de La Frontera – UFRO, em Temuco, capital da região chilena de La Araucanía. Durante a sua visita ao Chile, desenvolve ações conjuntas com o Programa Explora (http://www.explora.cl/araucania), que é um Programa Nacional Chileno de Educação Não-Formal em Ciência e Tecnologia, criado em 1995 pela Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnologíca do Chile (CONICYT). A Investigadora tem também agendado um conjunto de ações em parceria com o Claustro Académico ao nível Pós-Graduado do Departamento de Ciencias Químicas y Recursos Naturales da UFRO.

Na oportunidade, por convite do Prof. Filipe Gallardo, do Departamento de Ciencias Químicas y Recursos Naturales da UFRO, como ação do Projeto Explora, a investigadora apresentou em língua inglesa a conferência por convite “Microbes: The good, the bad and the ugly, as society perceives them” no Colégio Pumahue (Temuco, Chile) para estudantes finalistas do ensino secundário e docentes,  acompanhada pela professora Dayand Valenzuela, Diretora de Ensino do Colégio Pumahue, bem como pelos Professores do Departamento de Ciencias Químicas y Recursos Naturales da UFRO, Filipe Gallardo e Cledir Santos.

Durante a visita, a investigadora portuguesa foi convidada a proferir na Facultad de Ingenieria y Ciencias da UFRO, seminários científicos no âmbito do ensino-aprendizagem em ciências. Durante a sua permanência no Chile, Graça S. Carvalho participará ainda em reuniões bilaterais com o Prof. Francisco Matus, Diretor do Programa de Doctorado en Ciencias de Recursos Naturales da UFRO, bem como com o Prof. Itilier Salazar, Diretor do Departamento de Ciencias Químicas y Recursos Naturales da UFRO, com o objetivo de discutirem linhas de pesquisa com potencial colaboração entre a UFRO e a UMinho.

O Chile é o primeiro e ainda único país da América do Sul a pertencer a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico-OCDE, e tem apresentado um crescimento económico e social acentuado ao longo das últimas décadas. A atual política da UFRO, localizada na região de La Araucanía, está focada no desenvolvimento sustentado pela permuta, com os seus parceiros internacionais, de estudantes dos níveis de licenciatura e pós-graduação, bem como de professores e investigadores. A região de La Araucanía é reconhecida pelo seu potencial e desenvolvimento económico.

A presença da Diretora do CIEC no Chile é consequência de uma parceria já existente entre a UMinho e a UFRO no âmbito do Programa Erasmus Mundus. No momento, projetos bilaterais estão em curso, o que inclui a atuação conjunta na formação avançada de recursos humanos, bem como a atuação conjunta em projetos de investigação entre as duas universidades.

Saiba mais em:

http://www.explora.cl/araucania/noticias-araucania/4519-destacada-investigadora-portuguesa-inaugura-ciclo-de-charlas-2015-del-par-explora-araucania

63

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s