Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015

Integrada no Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se hoje, 24 de março, às 17h, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Literatura e infância: por que e como aproximar crianças pequeninas dos livros infantis” proferida pela Professora Renata Junqueira de Souza, Professora na UNESP de Presidente Prudente – Brasil. A entrada é livre.

Resumo: “Literatura e infância: por que e como aproximar crianças pequeninas dos livros infantis”.

Estamos descobrindo, atualmente, uma nova identidade de educadores de crianças pequenininhas, que juntamente com os avanços legislativos e das pesquisas tem colaborado para repensarmos a educação literária para crianças de 4-5 meses de vida a três anos e o papel dos mediadores de leitura desde a mais tenra idade – Rizzoli (2005), Bajard (2007),  Kiefer (2008),  Maclean, Bryant e Bradley (1987). Se partirmos do pressuposto de que os bebês e as crianças pequenininhas são capazes de estabelecer relações – interagindo com pessoas e objetos da cultura humana (VYGOTSKI, 1995; MUKHINA, 1995) – aprendendo e desenvolvendo sua potencialidade física e motora, psíquica e afetiva, verificamos que precisamos rever a nossa compreensão a cerca da educação literária na primeira infância. Assim, a palestra “Literatura e infância: por que e como aproximar crianças pequenininhas dos livros infantis” pretende discutir a oferta e a mediação de livros nesta idade, sem que nela esteja implicada a ideia de antecipação da escolarização. Mostraremos ainda algumas atividades práticas com bebês e suas mães e com crianças em creches de Educação Infantil.

 

Nota Curricular:  Renata Junqueira de Souza

photoPossui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É livre-docente na UNESP de Presidente Prudente (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. É coordenadora do Centro de Pesquisas em leitura e literatura infantil e juvenil – “Maria Betty Coelho Silva” e coordena o grupo de pesquisa:  “Formação de professores e as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário. Com projetos financiados nacional e internacionalmente a professora tem vários livros publicados entre eles dois compõem o Programa Nacional da Biblioteca Escola do Professor: “Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação” e “Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspetiva do letramento”.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s