Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação

44Realizaram-se no dia 2 de março, às 14h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, requeridas pela Mestre Ana Beatriz Gonçalves Saraiva, tendo como orientadoras a Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira Pereira e a Doutora Judite Maria Zamith Cruz. O júri foi presidido pelo Doutor Alberto Filipe Ribeiro Abreu Araújo, tendo estado presentes os seguintes vogais: o Doutor Feliciano da Veiga, da Universidade de Lisboa; a Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, da Universidade do Minho; a Doutora Judite Maria Zamith Cruz, da Universidade do Minho; a Doutora Paula Cristina Marques Martins, da Universidade do Minho; o Doutor António Jorge Saraiva Ferreira, da Universidade Lusófona; a Doutora Ana Isabel Sani, da Universidade Fernando Pessoa do Porto. No final, a candidata foi aprovada por unanimidade.

 

Título da Tese: “Memórias de Infância e Violência Escolar Estudo em Contexto Prisional”

 

43Resumo:  A investigação por estudo de caso visa analisar a violência durante o percurso desenvolvimental infantil e a passagem à delinquência juvenil e criminalidade adulta, seguindo quatro tópicos gerais: a) Percurso escolar; b) Dinâmica relacional na família de origem; c) Experiências de violência no meio escolar e d) Percurso de delinquência juvenil e criminalidade. Para tal realizaram-se dez entrevistas semidiretivas em meio prisional e recorreu-se à análise textual. Participaram neste estudo dez homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 46 anos, que cumpriam pena de prisão, nos Açores. A transcrição das entrevistas e a análise de conteúdo constituem a técnica de tratamento e de análise de dados. Pretende-se conhecer as narrativas destes adultos sobre as vivências familiares e relacionais na escola, nomeadamente, comportamentos de agressividade, bullying e vitimação, e apreender os percursos escolares e criminais. Os resultados destacam a importância do insucesso académico e das dificuldades emocionais e comportamentais dos participantes, evidenciadas no abandono escolar precoce; as vivências precoces de violência familiar e a perceção de um desadequado desempenho parental; percursos de violência juvenil ímpares e trajetórias criminais que culminaram na análise dos núcleos de sentido sobre o percurso criminal na formação de um sujeito singular.

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