Jornadas “Mediação Sociofamiliar nas Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens”

37

Rui Barreira, diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto de Segurança Social, estará na mesa da sessão de abertura do evento, junto com Ana Serrano e a diretora do CIEC, Graça S. Carvalho. 13 de fevereiro 2015 | Auditório do Centro Multimédia do IE

 

O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho promove esta sexta-feira, dia 13, às 9h45, no auditório do Centro Multimédia, a primeira edição das Jornadas “Mediação Sociofamiliar nas Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens”. A iniciativa insere-se no âmbito de um projeto de doutoramento financiado pela CT e tem como objetivo discutir com as instituições parceiras os resultados do programa de promoção de competências profissionais para o trabalho e interação com as famílias na redescoberta e reconstrução das suas capacidades parentais, criando espaços de maior implicação das mesmas no processo de promoção e proteção.

A sessão de abertura conta com as intervenções de Rui Barreira, diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto de Segurança Social, Ana Serrano, vice-presidente do IE, e Graça Carvalho, responsável pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança, entre outros. Seguem-se os painéis “Necessidade da Mediação Sociofamiliar em contexto de acolhimento de crianças e jovens”, “Intervenção com famílias no sistema de proteção à infância: necessidades formativas de pais/mães e crianças” e “Perspetivas em debate”, sob a responsabilidade de Laura Magalhães, doutoranda do IE, Maria Àngels Balsells, da Universidade de Lérida (Espanha), e Paula Cristina Martins, da Escola de Psicologia da UMinho, respetivamente.

A partir das 14h15, a especialista catalã Maria Àngels Balsells junta-se a Noelia Vásquez, da Universidade Barcelona, para dinamizar o workshop “Caminhar em família – Regressar a casa: Programa de competências parentais para a reunificação familiar”. O evento prossegue com uma sessão de reflexões finais, a cargo de Ana Tomás de Almeida e Ana Maria Silva, ambas do IE, além da apresentação da avaliação “Capacitação de Profissionais das IACJ em Competências de Mediação Sociofamiliar”. As jornadas encerram às 17h com a entrega dos certificados, que prevê a presença do presidente do Centro Distrital da Segurança Social – Braga, Dr. Rui Barreira e da diretora do Núcleo de Infância e Juventude do Instituto da Segurança Social – Braga, Maria Fátima Barbosa.

One thought on “Jornadas “Mediação Sociofamiliar nas Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens”

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s